Mateus e Cristóvão Brandão são dois jovens de Santa Maria da Feira que desde o passado mês de Setembro estão a percorrer o país à procura de oportunidades de trabalho. A meio de uma caminhada de cerca de 1.200 quilómetros, que teve início em Cevide (o ponto mais a Norte de Portugal) os dois irmãos chegam hoje, 16 de Novembro, à Benedita.
A chegada dos dois jovens está prevista para a parte da manhã, e ao meio-dia Mateus e Cristóvão Brandão reúnem-se com os alunos do ensino secundário do Externato Cooperativo da Benedita. Já na noite de amanhã, 17 de Novembro, os irmãos são protagonistas de um encontro aberto a toda a população, marcado para as 21h00 na Casa da Vila da Benedita.
Os encontros foram promovidos por dois beneditenses que elogiam a ideia de “dois jovens recém-licenciados que se predispuseram a sair de si próprios, das suas limitações e barreiras e, perante a falta de emprego, decidiram conhecer melhor o seu país e encontrar nele oportunidades de trabalho que o possam levar a sair do negativismo dos tempos actuais”. E devido à abertura de acolhimento que encontraram na vila, Eliseu Pimenta e António Rebelo decidiram chamar “Benedita ConVida” a este evento.
Os promotores salientam que “a Benedita, desde o início da década de cinquenta do século passado, tem sido pioneira em sair de si própria e ir ao encontro das oportunidades, independentemente do local em que se encontrem”, uma característica que vêem também nos dois jovens feirenses.
J.F.






























