Jovens manifestaram-se no Largo da Copa

0
667

Cerca de meia centena de pessoas, na sua maioria jovens, participou numa manifestação que se realizou no largo da Copa, na tarde de 11 de Maio, organizado por um grupo que pretende lutar pelos direitos da juventude.
“Jovens em Luta” é o nome de um grupo que se constituiu na sequência dos protestos organizados pelo movimento “Que se Lixe a Troika” e que quis trazer para a rua a indignação que sentem perante as medidas do governo.
Embora a manifestação fosse mais dirigida aos jovens (por os organizadores considerarem que estes estão menos activos), a ideia deste encontro era chamar a atenção para questões que estão relacionadas com todos os sectores sociais.
“Indigna-nos a forma como este (des)governo trata os desempregados, os licenciados e todos aqueles que mais precisam de apoio”, estava escrito no manifesto que distribuíram para a divulgação do protesto.
Patrícia Pataco, da organização, estava contente com este primeiro protesto que promoveram, mas admitiu que esperavam uma maior participação de pessoas.
Para garantir que envolviam a juventude caldense, reuniram com algumas associações de estudantes, mas houve quem dissesse logo à partida que não participaria. “Da associação de estudantes da escola secundária Raul Proença disseram-nos logo que não participavam neste género de eventos”, contou Patrícia Pataco.
No futuro garantem que vão realizar outro género de acções de modo a incentivar os jovens a participarem mais civicamente. “Há muitos jovens que pensam que não vale a pena manifestarem-se, mas nós queremos provar o contrário”, referiu Patrícia Pataco. O grupo vai também promover reuniões com várias entidades para diagnosticar problemas e encontrar soluções para estes.
Os organizadores criticam o valor elevado das propinas que tem afastado muitos jovens do ensino superior, o aumento das taxas moderadoras, “o roubo nas pensões, o vergonhoso aumento das rendas, as propinas do ensino superior, os mega agrupamentos, e os direitos dos alunos e professores”. Outra questão que abordaram foi a dos colégios privados “subsidiados com dinheiro dos contribuintes”.
Perante uma audiência com pouca vontade de intervir, os momentos mais animados foram as actuações de bandas caldenses.

Pedro Antunes

pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -