Entre 2 e 13 de agosto realizou-se mais uma edição de um Campo de Trabalho Internacional sob o tema “Óbidos para Todos”, que permitiu a um total de 17 jovens de vários países do Velho Continente aprenderem a caiar na vila.
Promovida pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) e pela Associação Espeleológica de Óbidos, a iniciativa contou com a presença de 17 jovens, entre os 18 e os 30 anos, oriundos de Itália, França, Alemanha, Espanha, Eslováquia e Portugal.
Foi dada a conhecer aos participantes a técnica da caiação. A Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa disponibilizou cal, pincéis, raspadores e os locais para caiar. Deste modo, os jovens ficaram a conhecer e, simultaneamente, ajudaram a melhorar o aspeto de alguns espaços públicos.
Durante o período de residência destes jovens houve ainda a oportunidade de realizar diferentes atividades, desde visitas a Óbidos, São Martinho, Foz do Arelho, Nazaré, Peniche, Aldeia do Mato, oportunidade de fazer bodyboard, surf, paddle, canoagem, paintbail, zordball, escalada, voleibol, ténis, golfe e degustação de diferentes tipos de pratos gastronómicos de cada país presente neste campo de trabalho, explicou a organização.
“Acreditamos que apesar de todos os constrangimentos dada a situação pandémica em que vivemos e ao rigoroso cumprimento de todas as regras emanadas pelas entidades de saúde, que obrigou ao ajustamento do programa, todos os jovens saíram com o sentimento de dever cumprido e com enorme vontade de todos se poderem tornar a encontrar, seja em que parte do mundo for”, acrescentaram os responsáveis, em comunicado. ■
Jovens europeus aprenderam a caiar na vila de Óbidos
- publicidade -































