Jovens estudantes remodelam casa de família carenciada

0
574
notícias das Caldas
O grupo apropriou-se do nome do Ano Europeu do Voluntariado e Cidadania Activa

As tardes de segunda e sexta-feira de seis finalistas da Escola Secundária Raul Proença são passadas de forma bastante diferente da maioria dos jovens da sua idade. Desde o início do ano que limpam e remodelam a casa de uma família carenciada, no Bairro da Ponte.
Trata-se de um projecto escolar, que as jovens estudantes do 12º ano de Línguas e Humanidades estão a desenvolver no âmbito do voluntariado, tendo em conta que 2011 é o Ano Europeu do Voluntariado e Cidadania Activa.
A ideia começou a ser definida em Outubro, no início das aulas. Depois de conhecer a família –  indicada pela assistente social da Santa Casa da Misericórdia das Caldas – composta por uma idosa, a sua neta e marido e duas bisnetas, filhas do casal, começaram a delinear uma estratégia para melhorar a casa que habitam e que se encontrava bastante degradada.
“Dormiam quatro pessoas numa pequena divisão”, conta Ana Sofia Henriques, explicando que planearam tirar uma cama e substituir por um beliche (que lhes deram) e colocar uma parede falsa, de modo a dar alguma privacidade ao casal.
Na cozinha as prateleiras são bastante velhas, o que levou as jovens a tentar arranjar umas novas para as substituir. Também mudaram as botijas de gás para o exterior, por uma questão de segurança.
A casa de banho possui uma banheira, mas tendo em conta a idade da idosa, o grupo entendeu por bem substituir por um poliban e colocar outro pavimento no chão, por questões de higiene.
Todas estas alterações são efectuadas com o consentimento da família e as jovens efectuam-nas sempre na sua presença. Para além da remodelação física têm também tentado ensinar boas práticas, que estão a ser seguidas, nomeadamente no que respeita às instruções de limpeza.
Também já arranjaram uma secretária, cedida pela escola, para a menina  mais velha ganhar hábitos de estudo.
Dentro de casa o projecto deverá terminar em finais de Abril. Dado que a  casa tem um pequeno quintal, querem também pintar os muros e dar-lhe uma melhoria. Pretendem ainda arranjar uns canteiros para depois a família “ter alguma preocupação em cuidar, no fundo, dar-lhes alguma responsabilidade”, salientou Rita Ferreira.
A única contrariedade deste projecto de voluntariado tem sido a falta de patrocínios e apoios por parte das empresas da região. Até à data tudo o que conseguiram foi através da boa vontade de particulares, que ofereceram o beliche, os azulejos para a casa de banho e as tintas.
As jovens fazem um balanço muito positivo da acção, destacando que “damo-nos todos bem e tem sido bom para nós porque temos em comum a vontade de poder ajudar”, refere Ana Sofia Henriques.
Este grupo têm ainda feito várias actividades com os idosos da Santa Casa da Misericórdia, que deverão ter continuidade até ao final do ano lectivo.
As jovens finalistas ainda não sabem que rumo seguir, mas têm a certeza de querer continuar a fazer voluntariado no tempo livre.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

Concerto solidário no Centro da Juventude

As bandas Isacake e Quarteto Fantástico, assim como um grupo composto por um professor e alunos do Centro da Juventude irão dar um concerto no próximo dia 25 de Fevereiro, pelas 21h30, no Centro da Juventude.
A entrada custa dois euros, revertendo este valor para o projecto de voluntariado das jovens estudantes. “O objectivo do dinheiro angariado é a compra do poliban e do pladur para colocar na casa”, conta Ana Sofia Henriques, adiantando que precisam de angariar 200 euros.
As jovens estão confiantes no sucesso do evento porque as bandas “levam público a acompanhá-las” e conseguem a atrair jovens e alguns pais mais sensíveis à causa social.

- publicidade -

F.F.

- publicidade -