
O final da tarde de sexta-feira foi diferente no centro comercial Vivaci. As pessoas que por ali passeavam tiveram oportunidade de assistir à apresentação da peça de teatro Caixa de Música pelo Grupo AmpliÁrte, composto por elementos de Centro de Educação Rainha D. Leonor (CEERDL). Tratou-se da primeira da primeira iniciativa junto da comunidade levada a efeito pelo grupo “Ajudar é Viver”, composto por jovens finalistas da Escola Secundária Raul Proença. “Foi uma agradável surpresa, não estávamos nada à espera que se juntassem tantas pessoas, o que foi muito bom”, contavam, contentes, os jovens no final do espectáculo que suscitou a curiosidade de algumas dezenas de pessoas.
Este projecto, que começou no início do ano, tem por objectivo divulgar e sensibilizar para a acção do CEERDL e angariar fundos para a instituição sob o lema “olhar a diferença com igualdade”. “Desde o início que manifestamos o desejo de trabalhar com uma causa humanitária”, explicou Andreia Mendes, acrescentando que o primeiro contacto directo com o centro foi feito no âmbito do projecto e, desde logo, ficaram “apaixonadas” pelas pessoas e o trabalho ali desenvolvido.
Dessa essa altura que os jovens têm feito voluntariado naquela instituição. “Sempre que não temos aulas vamos para o Centro de Educação, onde fazemos companhia aos utentes e também temos desenvolvido actividades”, recordou Alexiane Fernandes, especificando com os trabalhos manuais que têm dinamizado e visitas, como a que aconteceu à Vila Natal, em Óbidos.
O evento que teve início na sexta-feira foi a primeira iniciativa pública do grupo, com o objectivo de angariar fundos monetários para aquela instituição. No hall do Vivaci encontra-se também exposta, até amanhã, uma mostra dos trabalhos realizados no CEERDL, onde é possível encontrar caso de peças de cerâmica e decorativas, doce de tomate e de morango, telhas, telas, blocos de notas e muito material reciclado.
Amanhã, dia 26 de Fevereiro, pelas 16h00 haverá na exposição a apresentação de uma coreografia do grupo AmpliÁrte com os organizadores da iniciativa, Alexiane Fernandes, Andreia Mendes, Irina Istrati, João Malaquias, João Pedro e Susana Silva. O espectáculo, denominado “Flutuar é Viver” encerra esta primeira interacção do grupo com a comunidade local.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























