Os jovens economicamente carenciados do concelho de Óbidos que ingressem ou frequentem o ensino superior poderão candidatar-se a uma bolsa de estudo atribuída pela Câmara de Óbidos. As inscrições poderão ser formalizadas na página do município entre os dias 15 e 31 de Outubro.
Estas bolsas de estudo são prestações pecuniárias anuais de 750 euros, 1000 euros e 1500 euros, para estudantes que frequentem o ensino superior em estabelecimentos distantes da residência do seu agregado familiar, até um raio de 60 quilómetros, entre 61 e 150 quilómetros e mais de 150 quilómetros, respectivamente.
Poderão inscrever-se os alunos do concelho que frequentem o ensino superior público, privado ou cooperativo, integrados em agregados familiares cuja capitação média mensal é inferior ao Indexante de Apoio Social em vigor no início do ano lectivo, que é de 419,22 euros.
De acordo com a autarquia, a atribuição de apoios aos alunos que frequentam o ensino superior é uma preocupação que tem merecido, nos últimos anos, uma reflexão particular tendo o regulamente sido alterado já algumas vezes. A última versão é de 2010 e permitiu no ano passado a atribuição de 19 bolsas, um número superior ao limite do anterior regulamento, que fixava a atribuição da autarquia num máximo de 12 bolsas.
Este apoio a estudantes obidenses que estão no ensino superior iniciou-se há já vários anos durante os executivos de Pereira Júnior e a primeira alteração ao regulamento data de 2003.
F.F.






























