Terceira edição do Caldas Levanta-te realizou-se a 100 dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)
Mais de uma centena de jovens participaram, no dia 23 de abril, na terceira edição do Caldas Levanta-te, organizado pelo grupo de animadores Say Yes da Paróquia de Caldas da Rainha.
Este encontro, que contou com diversas iniciativas, teve como ponto alto a inauguração, ao final da tarde, de um mural, na Rua António Sérgio, que marca a participação dos jovens caldenses na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Com cerca de três metros de altura, esta peça de arte urbana conta com o contributos de todos os participantes, que escreveram, numa palavra, o que para si simboliza participar na JMJ.
Às 20h23 foi ainda celebrado em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição a Hora JMJ, evento nacional em que todas as igrejas tocaram à mesma hora os seus sinos para celebrar estarmos a apenas 100 dias do início da jornada. Frente ao templo acenderam-se as luzes com as cores amarelo, vermelho e verde e os sinos tocaram durante alguns minutos. O grupo, com a presença dos presidentes da câmara e da Assembleia Municipal das Caldas, cantaram o hino da JMJ, em português, inglês e língua gestual, “como tinham aprendido durante o dia e finalizaram o momento rezando em conjunto a oração da jornada com a comunidade que se juntou aos jovens para partilhar este momento”, explicam os animadores.
A terceira edição do Caldas Levanta-te teve início pelas 15h30, com a divisão dos cerca de 100 jovens em quatro grupos que foram circulando, alternadamente, por quatro pontos de paragem onde lhes foram lançados desafios. Entre esses locais, os jovens eram convidados a interpelar as pessoas com quem se cruzavam e a colocar folhetos informativos nas caixas do correio, convidando os caldenses a serem família de acolhimento e voluntários paroquiais e centrais. Foi também deixada uma mensagem de sensibilização para todos cuidarem da casa comum, que é o planeta Terra, dando assim sequência ao trabalho iniciado na véspera, em que cerca de 30 jovens deste grupo participaram no Plogging Challenge Portugal.
A cruz que os jovens levarão à JMJ Lisboa 2023 (que terá lugar entre os dias 1 e 6 de agosto) foi levada numa caminhada, animada com cânticos, até à sede da União de Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, cuja fachada também tinha sido iluminada com as cores da Jornada para assinalar o dia. ■
fferreira@gazetadascaldas.pt































