Sala cheia de utentes e familiares que aplaudiram os vários números de música, de dança e de teatro
A festa de Natal da Misericórdia deste ano, realizada a 10 de Dezembro, foi mais animada graças a uma das jovens utentes ao cuidado da instituição e a frequentar a Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO) que a organizou.
A jovem, que fez a sua prova final da área de Animação Sócio-Cultural, não tinha mãos a medir, organizando os vários números do espectáculo, perante a sala cheia que se organizou para assistir à festa. Música coral, pequenos números de teatro, de dança e muita música, animaram a tarde dos miúdos e graúdos que fazem parte da “grande família” que é a Misericórdia local. “Ensaiei os utentes de várias valências, contando com a colaboração dos funcionários e assim poder ter vários números na festa”, disse Sara Pereira, contando que a rádio Mais Oeste também colaborou, convidando a actuar na Misericórdia as cantoras Elsa Camacho e Andreia Mendes.
No espectáculo também Andreia Silva, além do grupo de bombos da ETEO – que abriu a festividades – e dos colegas da sua turma que apresentaram uma peça de teatro.“Gostava muito de continuar a estudar e gostaria de seguir Animação Turística”, disse, que estava muito satisfeita por organizar a celebração de Natal da instituição que a acolhe no internato feminino. “Junta-se o útil ao agradável pois desta forma a nossa jovem faz a sua prova final e organiza a festa natalícia”, disse Lalanda Ribeiro, provedor da Misericórdia. Este responsável diz que está orgulhoso por Sara Pereira ter a intenção de seguir para a universidade e por haver uma outra utente a estudar na ESAD e uma terceira que neste momento se encontra em Bruxelas, a realizar o programa Erasmus pois frequenta o Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. “Somos uma grande família e estamos satisfeitos com os percursos académicos das nossas jovens”, acrescentou o provedor.
Lalanda Ribeiro contou que a instituição concretizou uma obra há muito necessária – uma escada exterior que permite uma ligação de todos os andares do edifício que custou 43 mil euros e teve uma comparticipação comunitária de 27 mil euros.
Os funcionários da instituição entoaram músicas corais natalícias
A nova obra de ampliação tem finalmente o concurso a decorrer e “esperamos poder iniciar a obra em Março e temos um ano de prazo de construção. Houve alguns atrasos pois o projecto teve que sofrer reajustamentos a pedido da Segurança Social”, contou o responsável.
As obras previstas, orçadas em 2,3 milhões de euros, vão traduzir-se numa melhoria das instalações da instituição junto à Rainha, na entrada da cidade. Esta intervenção, integrada no programa de Regeneração Urbana, vai permitir transferir para este local o Centro de Acolhimento Temporário (que funciona actualmente na Praça 5 de Outubro) e ainda melhorar o Internato Feminino. Para a área renovada vão também passar 17 idosos que estão alojados provisoriamente na Casa de Repouso. Após renovação será possível também ter a assistência médica da instituição naquela área. Estas obras vão permitir melhor capacidade de armazenamento, nova rouparia e novas câmaras frigoríficas. “Estamos a tentar dar resposta às muitas pessoas que nos procuram em busca de roupa e fundamentalmente de comida”, disse o provedor que sentiu um aumento nos pedidos nos últimos tempos.
A Misericórdia das Caldas emprega 110 pessoas e tem 67 utentes no Lar de Idosos, 12 na Casa de Repouso e presta apoio domiciliário a 60 pessoas. O Internato Feminino tem 15 jovens e há igual número de crianças no Centro de Acolhimento temporário. O Jardim de Infância da instituição tem 75 crianças e o Ponto de Ajuda presta apoio a várias famílias desfavorecidas.