A queda desde o telhado de um prédio de três andares, na rua Mestre Francisco Elias, a 1 de Agosto, provocou a morte de um jovem de 21 anos.
Ricardo Ribeiro, que era jogador de futsal na Casa do Benfica das Caldas, terá caído do telhado quando tentava verificar uma antena de televisão. Segundo o comandante dos bombeiros das Caldas, José António Silva, quando o jovem pisou a clarabóia, esta partiu-se e a vítima caiu desamparada no hall do prédio.
Menos grave foi a queda de uma idosa, um dia antes, em frente aos CTT das Caldas, mas que é exemplificativa de outras já ocorreram no mesmo local devido a uma depressão no pavimento onde está a passadeira. A idosa caiu e bateu com o nariz no chão, tendo que ser transportada para o hospital. De acordo com testemunhas, aquele ressalto no alcatrão é uma autêntica “ratoeira” e tem provocado vários acidentes com as pessoas que atravessam na passadeira.
A 29 de Julho a GNR das Caldas identificou um homem suspeito de ter sido o autor do furto de material agrícola numa propriedade em Casal Freiras (Santa Catarina). No Bombarral foi furtado um veículo.
No dia 30 a GNR de Alcobaça recebeu uma queixa pelo assalto a um estaleiro e outra por furto no interior de um estabelecimento comercial. No Baleal e na Atouguia da Baleia foram assaltadas duas viaturas.
No último dia de Julho os ladrões atacaram junto às praias Supertubos e Consolação (Peniche), onde assaltaram duas viaturas. Em Casais da Serra assaltaram um estabelecimento comercial e no Casal dos Carvalhos (Caldas) foram furtadas alfaias agrícolas de um barracão.
A 1 de Agosto assaltaram outra viatura na Atouguia da Baleia. Em São Martinho do Porto furtaram uma bicicleta e no Chão da Parada foi assaltada uma casa.
Os assaltos continuaram junto à praia, no dia 2 de Julho. Duas viaturas foram assaltadas no Baleal e uma em São Martinho. Em Alvorninha roubaram equipamento de um armazém agrícola. Também em Alvorninha, no dia 3, houve um furto numa casa. Também no mesmo dia foram assaltados dois veículos, no Baleal e em Ferrel.
Duas casas foram assaltadas, no dia 4, no empreendimento turístico Baleal Sol Village, em Peniche. No mesmo dia assaltaram, também no Baleal, uma viatura. Na Serra d’El Rey foi assaltado um armazém.
A 30 de Julho a GNR de Alcobaça deteve um homem de 51 anos que conduzia uma viatura sem ter carta. No dia 1 de Agosto um indivíduo de 38 anos foi detido pela GNR, no Baleal, por injúrias aos militares, durante uma operação de fiscalização rodoviária. Nesse dia a Guarda fiscalizou 119 condutores, tendo sido detidos dois homens, com 28 e 66 anos, o primeiro por falta de carta e o segundo por excesso de álcool (1,42 gr/l).
No dia 4 de Agosto a GNR deteve, na Foz do Arelho, dois condutores, de 21 e 25 anos, com 1,58 e 1,24 gr/l, respectivamente. Nas Caldas, a PSP deteve um indivíduo de 26 anos, às 9h20, por conduzir um carro sem ter carta. No dia seguinte, também nas Caldas, foi detido outro homem, de 34 anos, pelo mesmo motivo.
De 29 de Julho a 4 de Agosto a GNR das Caldas registou na área do seu destacamento territorial um total de 25 acidentes, dos quais resultaram 10 feridos ligeiros e um ferido grave.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt































