
Ricardo Roque, de 20 anos, construiu um presépio animado que tem em exposição na sua casa, o nº 15 da Rua de Santo António, nas Gaeiras. A recriação do nascimento de Jesus em Belém tem cerca de quatro metros quadrados e conta com cerca de 120 figuras de barro, e outras que foram feitas pelo jovem, como é o caso de algumas casas, o castelo e um moinho que, para a sua concretização contou com a ajuda do pai. As velas do moinho rodam e também o rio que atravessa a cidade leva água, proveniente de um engenho feito por Ricardo Roque.
O jovem começou a trabalhar em meados de Novembro e concluiu o trabalho em inícios deste mês. O presépio pode ser visto até 6 de Janeiro de 2011 (dia de Reis).
“A ideia surgiu de um outro presépio de grandes dimensões que vi o ano passado na exposição das Gaeiras”, disse Ricardo Roque, que já tem ideias de aumentar a sua criação para o próximo ano, com mais casas, uma igreja com o sino a tocar e uma nora a puxar água.
No espaço está também exposto outro pequeno presépio, pintado à mão pela vizinha que o ajudou na construção do presépio animado.
Esta representação do nascimento de Jesus foi visitada, nos primeiros dias, por cerca de 30 pessoas. Com entrada gratuita, poderá ser visto diariamente entre as 14h00 e as 19h00.
F.F.






























