Um jovem de 19 anos foi agredido no passado sábado, 8 de Dezembro, por três indivíduos que o tentaram assaltar, junto à rotunda da fonte Luminosa.
Dmitry Mindubaev, colaborador da 102 FM, contou à Gazeta das Caldas que foi abordado por três homens num BMW que lhe exigiram que lhes entregasse a máquina fotográfica e o portátil. Como este se recusou a entregar o material, foi agredido na face com socos e um pontapé.
Os homens só fugiram, sem conseguirem levar nada, porque algumas pessoas que estavam num café aproximaram-se para socorrer a vítima.
Apesar da gravidade deste caso, a PSP não fez constar esta tentativa de assalto na informação que diariamente envia para a comunicação social regional.
Também na zona do destacamento territorial da GNR das Caldas da Rainha têm acontecido vários roubos por esticão, normalmente a idosos. Neste caso, a GNR, ao contrário da PSP, não esconde essas informações e apela mesmo aos órgãos de comunicação social que divulguem estes casos para que as pessoas estejam atentas.
Um dos “modus operandi” mais utilizados nestes roubos por esticão tem sido com um carro de bagageira aberta para onde o ladrão se atira depois de consumar o roubo, enquanto o seu cúmplice-condutor, arranca logo em grande velocidade.
A 7 de Dezembro uma mulher de 61 anos ficou sem um saco de compras que foi roubado por esticão na Amoreira (Óbidos).
Um homem de 35 anos foi detido, a 6 de Dezembro, pela GNR de São Martinho do Porto, na Serra dos Mangues, depois de ter roubado um carro através de “carjacking” na Lameira (Alcobaça). O indivíduo, residente no concelho de Cascais, estava em tratamento num Centro de Desintoxicação em Alcobaça e apanhou um táxi na Lameira.
O ladrão pediu à condutora do táxi para o levar até Lisboa, o que a taxista recusou. Depois pediu-lhe para o transportar para Leiria. Mas na zona de Alcobaça a taxista parou o carro e recusou continuar a viagem. Nessa altura, o toxicodependente agrediu a condutora e colocou-a fora do táxi, fugindo de seguida. Este seria apanhado pela patrulha da GNR, na Serra dos Mangues, quando estava a mudar o pneu. Presente a tribunal, ficou a aguardar julgamento em liberdade.
No mesmo dia, um indivíduo de 28 anos foi constituído arguido pela PSP das Caldas, depois de ter sido reconhecido por uma vítima de um roubo, no dia 3, como sendo o alegado ladrão.
Mulher suspeita levar droga a recluso
Uma mulher de 37 anos foi detida, ao final da manhã de 6 de Dezembro, pela PSP das Caldas com 55 doses de haxixe que, alegadamente, iriam ser entregues a um familiar que está a cumprir pena no Estabelecimento Prisional das Caldas da Rainha
Segundo a polícia, a mulher pretendia também entregar dois telemóveis ao seu familiar que está detido. A droga e os telemóveis foram apreendidos.
No mesmo dia, a PSP de Peniche deteve numa paragem de autocarros um jovem de 24 anos que tinha na sua posse heroína suficiente para a confecção de 128 doses, cocaína para 10 doses e 90 euros em dinheiro. Foram ainda identificadas duas pessoas que tinham na sua posse pequenas quantidades de heroína, que seriam para consumo.
Um homem de 52 anos, suspeito de tráfico de droga, foi apanhado pela GNR a 7 de Dezembro, à porta de sua casa no Baldio (Évora de Alcobaça) com várias bolotas de haxixe.
Quando foi abordado, no interior da viatura, terá tentado engolir a droga, mas os guardas conseguiram evitá-lo, tendo o suspeito ficado ferido no sobrolho, pelo que foi transportado para o Hospital de Alcobaça. Como esta unidade hospitalar não tem a especialidade de Oftalmologia, o alegado traficante seguiu para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Nas buscas efectuadas à sua casa, a GNR das Caldas encontrou 2,3 gramas de crack, 26,3 de cocaína e 43 gramas de heroína (equivalente a centenas de doses individuais). Foi ainda apreendida a viatura e material de corte da droga.
A GNR das Caldas recebeu no dia 3 de Dezembro uma queixa do Pingo Doce por um condutor se ter abastecido nas bombas de gasolina daquele supermercado e não ter pago. No mesmo dia assaltaram um armazém no Bombarral e uma casa em Ferrel. No parque de estacionamento da praia do Baleal foi assaltado um carro.
No dia 4 houve um assalto ao cemitério de Óbidos, mas a GNR não divulgou o que foi furtado. Nesse mesmo dia houve ainda um assalto a uma casa na Serra do Bouro. Na Consolação furtaram o motor de uma embarcação e na Benedita foi furtado um veículo pesado de mercadorias.
Dois restaurantes encerrados pela ASAE nas Caldas
No dia 4 a ASAE mandou encerrar dois restaurantes nas Caldas por “falta de requisitos de limpeza”, segundo refere um comunicado da PSP, que colaborou nesta operação. A polícia notificou ainda um cidadão estrangeiro para abandonar o território nacional, onde se encontra em situação ilegal. A Autoridade Tributária – Serviços de Alfândega elaborou um auto de notícia por falta de estampilha em vários produtos, tendo apreendido, 16,5 litros de ginja, 5,5 litros de aguardente e oito garrafas de outras bebidas espirituosas.
No mesmo dia, a PSP das Caldas, no âmbito de um processo relacionado com ameaças à integridade física, fez uma busca a uma casa em Salir de Matos onde apreendeu três espingardas de caça, uma carabina, um revólver e cerca de 600 munições de vários calibres e modelos. O proprietário, de 52 anos, foi constituído arguido.
A 5 de Dezembro a GNR de Óbidos recebeu duas queixas pelo furto de material em cobre no Vau e mais uma queixa pela clonagem de um cartão Multibanco. Num campo no Alto das Gaeiras foram abatidos e furtados 60 eucaliptos e cinco pinheiros. No parque de estacionamento de terra batida em Óbidos foi assaltada uma viatura.
Também no dia 5 foram assaltados dois carros em Tornada. A GNR das Caldas recebeu duas queixas pelo furto de cobre no concelho.
No Cabeço da Serra (Vau) furtaram no dias 7 de Dezembro fio de cobre da estação da TMN. Em Carvalhal de Turquel furtaram mercadoria do interior de um semi-reboque.
Um jovem de 18 anos foi detido, a 5 de Dezembro, na Benedita por conduzir sem ter carta.
Um homem de 43 anos, que tinha pendentes mandados de detenção, foi detido a 7 de Dezembro, pela PSP, e entregue no Estabelecimento Prisional das Caldas da Rainha para o cumprimento de uma pena de 18 meses de prisão.
A 8 e 9 de Dezembro, pelas 23h15 e às 1h14, a PSP deteve dois condutores, de 44 e 51 anos, que conduziam com uma taxa de álcool no sangue de 1,54 gr/l e 2,5 gr/l, respectivamente. Em A-dos-Francos, no dia 8, a GNR deteve um homem de 51 anos que conduzia sem carta.
No dia 9, às 19h13, a PSP da Nazaré deteve um condutor com 53 anos com 2,0 gr/l.
De 3 a 9 de Dezembro a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 25 acidentes, dos quais resultaram quatro feridos ligeiros.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt
Artigos furtados em exposição na GNR das Caldas
Até 21 de Dezembro podem ser vistos nas instalações da GNR das Caldas da Rainha, centenas de artigos que foram furtados na região desde o início de 2010 até Junho de 2011.
Estes artigos foram recuperados no âmbito das investigações realizadas devido a uma vaga de furtos a residências durante esse período de tempo nos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré e Óbidos.
A intenção da GNR é devolver aos legítimos proprietários os bens recuperados que ainda não foram reclamados.
As investigações levaram à detenção de dois indivíduos e na constituição de oito arguidos, todos suspeitos de assaltos a residências. Em Junho de 2011 a GNR tinha detido dois caldenses, de 19 e 27 anos, que são suspeitos de serem os principais responsáveis por uma grande parte dos furtos que tiveram lugar nessa altura.
Na sequência de buscas domiciliárias a duas casas no bairro dos Arneiros, foram recuperados alguns dos artigos, alguns deles pertencentes a D. José Policarpo (furtados na sua casa no Pego).
A exposição está patente nas instalações do destacamento territorial das Caldas da Rainha, devendo os interessados na visita fazer uma marcação prévia pelos tel. 262830180 e 961192421. É necessária a apresentação de documento de identificação pessoal e do comprovativo (queixa de furto) com a respectiva relação dos bens furtados.
P.A.































