Iniciativa foi dirigida a alunos do 9º ano da Escola Secundária Bordalo Pinheiro. Papel do jornalismo em foco
Uma palestra sobre fake news para alunos entre os 13 e os 15 anos foi a proposta da Lista M do ensino básico do Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, ao Parlamento dos Jovens. Para tal, convidaram dois jornalistas da Gazeta das Caldas. Fátima Ferreira e Isaque Vicente acederam ao convite.
Durante a manhã de 19 de janeiro, o auditório da escola-sede do agrupamento estava praticamente cheio, com mais de meia centena de participantes, para ouvir falar e para debater sobre este tema tão pertinente na atualidade.
A importância de refletir e de questionar o que lemos antes de partilhar, comentar ou gostar foi uma das ideias que os jornalistas do quase centenário jornal tentaram transmitir aos mais jovens, além do poder que o público tem ao, simplesmente, escolher onde consultar a informação que pretende obter.
“As fake news sempre existiram, mas a evolução da tecnologia possibilitou a sua disseminação rápida e global”, colocando-as lado-a-lado “com as notícias”, realçaram os oradores.
Os jornalistas da Gazeta das Caldas procuraram também partilhar alguns elementos que podem ajudar a identificar se uma notícia é ou não falsa e se o veículo através do qual ela chega é ou não credível.
O papel do jornalismo nos dias que vivemos esteve em foco, numa sessão em que a lista candidata ao Parlamento dos Jovens tinha um desafio interativo para a plateia: um jogo sobre as fake news em que, depois de um vídeo do Programa Cautelar (exibido na RTP) sobre esta temática, eram feitas perguntas à plateia.
As questões eram referentes, por exemplo, a casos mundialmente famosos de fake news e ao seu impacto na vida das comunidades onde ocorreram.
A criação dos fact-checkers (que se dedicam única e exclusivamente a perceber se uma notícia é ou não verdadeira) por grande parte dos órgãos de comunicação social também foi abordada, numa sessão que terminou com a análise das propostas desta lista para combater as fake news. ■































