Na única freguesia do concelho de Peniche sem praia, a aposta tem sido na cultura e na História. Romance de D. Pedro e D. Inês é fator distintivo e alavanca de desenvolvimento
Jorge Amador é o presidente da Junta de Freguesia da Serra D’El-Rei, tendo sido eleito, pela primeira vez para o cargo, em 2017. À Gazeta das Caldas, o autarca realça a aposta que tem sido feita na cultura, na história e no património como fatores de desenvolvimento.
Como tem sido feita esta aposta na história de amor como alavanca de desenvolvimento?
Somos a única freguesia do concelho de Peniche que não tem praia, a nossa praia é a cultura, pelo que apostamos na cultura, na história, na identidade e no património, numa lógica de maior atratividade da freguesia. D. Pedro passou aqui muito tempo da sua vida, temos o Paço Real e é sabido que o casal de enamorados se encontrava aqui. Temos o lado bonito da maior história de amor de Portugal e estamos a potenciar isso do ponto de vista turístico e do ponto de vista da afirmação da nossa terra no contexto regional e nacional, encarando a cultura como um fator essencial para o desenvolvimento local.
No seu segundo mandato como presidente de Junta, que projetos faltam concretizar?
Não nos limitamos a fazer atividades culturais, fazemos obra, assente em deixar um apontamento em cada canto da freguesia de fatores identitários, como as bilhas na Rua do Poço Novo, que simbolizam a ir buscar da água quando não havia água canalizada nas casas, as ovelhas perto do chafariz e outros apontamentos do património local. O próximo projeto será complementar ao parque urbano e trata-se do parque etnográfico. O museu traz gente à Serra e o mercado, que tinha um trabalhador e agora tem quatro operadores, atrai muitas pessoas, até pela localização.
O que se pode esperar para o próximo ano?
Este ano o programa foi ambicioso, com a ideia de encerrar as comemorações com o programa Domingão, da SIC, pelo que 2023 será de uma responsabilidade acrescida. Queremos associar a inauguração de um novo espaço, aliada à questão cultural e desportiva. ■































