O sócio-gerente e fundador da empresa Luísa Todi – Operador Turístico, Joaquim Monteiro, é o novo presidente do Rotary Club das Caldas da Rainha, sucedendo ao também empresário, Rui Rodrigues. Na cerimónia de transmissão de tarefas teve lugar no passado dia 30 de Junho, na Lareira foi dado a conhecer o trabalho social desenvolvido pelo clube e os projectos para os próximo ano.
Abrir uma loja solidária nas Caldas para disponibilizar especialmente roupas e brinquedos para os mais desfavorecidos, é um dos objectivos do novo presidente dos rotários caldenses, que agora inicia funções. Joaquim Monteiro pretende também ajudar três instituições de solidariedade social e avançar com um projecto, em parceria com o Banco Alimentar do Oeste (BAO), para contribuir para uma melhor alimentação das crianças da região. Este consiste na angariação e oferta de ajudas como o leite em pó e papas para os mais pequenos, que normalmente não são dadas aquando das campanhas que são feitas por aquela instituição de solidariedade social.
Esta nova direcção irá também dar continuidade às actividades que têm vindo a ser desenvolvidas anualmente, como é o caso da entrega dos prémios escolares, homenagem ao profissional do ano e o rastreio à visão que fazem aos alunos que frequentam o primeiro ano do primeiro ciclo no concelho.
Durante a cerimónia que reuniu cerca de 40 pessoas na Lareira, o presidente cessante, Rui Rodrigues, entregou um cheque de 650 euros ao presidente do BAO, José Siqueira, que irá utilizar este donativo para ajudar a pagar uma câmara frigorífica que adquiriram recentemente.
O director da Fundação Infantil Ronald McDonald, João Sá Nogue ira, foi distinguido com o título de sócio honorário do clube caldense pela colaboração que lhe tem dado. O empresário residente na Foz recebeu ainda um diploma Paul Harris pelo donativo que fez, de mil dólares, para a campanha de combate à poliomielite no mundo.
A jovem Beatriz Susano é a nova presidente do Rotaract (programa destinado a jovens dos 18 aos 30 anos), reactivado há um ano. A nova dirigente pretende agora dar-lhe “uma nova dinâmica, criando laços mais fortes com o clube”.
Também presente na cerimónia, a vereadora Maria da Conceição Pereira, destacou o trabalho social feito pelo clube. “Não há nenhum governo que consiga responder às necessidades das pessoas sem contar com o apoio da sociedade civil”, reconheceu.
Só o ano passado este clube, entre outras actividades, apoiou os bombeiros caldenses com a oferta de equipamentos para as suas ambulâncias, o CEERDL com cadeiras de rodas para os seus utentes e diversas recolhas de sangue.
À semelhança de outros encontros rotários, a animação desta cerimónia foi garantida pela cantora Melanie Russo.































