O caldense João Bonifácio Serra vai ser condecorado na segunda-feira, 24 de Junho, pela Câmara Municipal de Guimarães com a Medalha da Cidade em Ouro pelo “reconhecimento” e pela “forma determinada e determinante” com que “foi rosto e alma” da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.
O investigador e docente universitário foi membro executivo do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães desde que esta foi instituída, tendo sido mais tarde, em Julho de 2011, designado presidente da mesma entidade. Com João Serra, “os Vimaranenses sentiram que Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura era, afinal, deles e que era deles, dos Vimaranenses, que o sucesso em boa medida dependia”, explica nota de imprensa daquele município. O mesmo comunicado diz que graças a este caldense foi “recuperada a credibilidade junto de parceiros institucionais, artistas, criadores e programadores” e que o passo decisivo foi o “ter trazido os vimaranenses para o centro do projecto, comprometendo-os com um “Eu Faço Parte”.
A decisão de atribuir a mais elevada distinção da cidade a João Serra foi tomada de forma unânime a 13 de Junho. O galardão será entregue na próxima segunda-feira.
Com a Medalha da Cidade em Ouro já foram distinguidos os ex-Presidentes da República, Jorge Sampaio e Cavaco Silva, e instituições como a Universidade do Minho ou o Vitória Sport Clube.
N.N.






























