João Couvaneiro nomeado para o “Nobel” da educação

0
988
ImagemOficial
João Couvaneiro é um dos 50 finalistas de uma lista inicial com mais de 20 mil professores

João Couvaneiro, professor de História que tem ligação com as Caldas da Rainha, está entre os 50 finalistas do prémio Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação. O vencedor será anunciado em Março de 2017.

O nome do professor de 40 anos, que passou a infância nas Caldas da Rainha, integra a lista dos 50 escolhidos entre mais de 20 mil professores de 179 países nomeados pela Fundação Varkey, que com este prémio pretende galardoar professores excepcionais que tenham uma contribuição extraordinária para a profissão.
João Couvaneiro é professor de História no Colégio dos Plátanos, em Sintra, e é assessor do secretário de Estado da Educação, João Costa, nas áreas de educação de adultos, cursos profissionais, integração tecnológica e integração de refugiados no sistema educativo.
Além deste trabalho, é um dos professores envolvidos no projecto IADT School in a Box, que além de material escolar, leva a escolas remotas em Moçambique um sistema que integra um conjunto de i-Pads, um projector vídeo e painéis solares. O objectivo deste projecto é levar a tecnologia a territórios onde ela não chega. Alguns dos locais onde o School in a Box já chegou nem sequere possuem electricidade.
Com apenas 18 anos já tinha criado uma empresa de eventos culturais e serviços educativos. O seu método de ensino é virado para a utilização de meios tecnológicos como forma de elevar a confiança e a competência do aluno.
Na sua página de Facebook, o professor diz ser “uma enorme honra” integrar esta lista de finalistas. “Fico feliz com o reconhecimento do trabalho que tenho desenvolvido”, acrescenta, dedicando a nomeação à família, aos alunos, aos colegas professores e a “todas as pessoas que se empenham para promover a educação, a aprendizagem e o desenvolvimento”.
Caso seja o vencedor do prémio, num montante de um milhão de dólares (955 mil euros), escolheu ajudar a escola primária de Guava, em Moçambique, na periferia de Maputo com mesas, cadeiras e outro material escolar, juntamente com tablets e painéis solares para que a escola fique actualizada a nível tecnológico.
João Couvaneiro reside actualmente em Almada, nasceu na cidade da Beira, em Moçambique, e veio para as Caldas da Rainha com apenas um ano, onde ainda tem família.

- publicidade -