Joalheira caldense lança nova colecção e quer apostar na formação

0
1389

A joalheira Liliana Alves quer apostar no ensino da sua área e, em parceria com a autarquia caldense, vai coordenar um polo de formação dedicado a esta área, com certificação através do IEFP e do Centro Qualifica do Cindor.
A caldense ainda apresentou, recentemente, a sua nova colecção Reborn- Therapeutic Jewelry, no Alojamento Local Casa dos Junqueiros, na Serra do Bouro.

O lançamento da nova coleccção decorreu na Casa dos Junqueiros, na Serra do Bouro

Há dez anos que Liliana Alves se dedica à joalharia e desde sempre promove workshops de formação no seu atelier. Chegou agora a hora de apostar forte na área da formação e é com o suporte da escola onde se formou, o Cindor, de Gondomar, que a caldense está a trabalhar para abrir um polo daquela escola nas Caldas da Rainha. “Sendo as Caldas uma cidade das artes, faz sentido associar o ensino da joalharia”, disse a autora, acrescentando que esta formação pode ainda funcionar como complemento à área artística dos alunos da ESAD.
A joalheira encontra-se em negociações com a autarquia desde Agosto e o novo polo irá arrancar com cursos da vida activa e modulares.
“A ideia é tornar as Caldas como uma referência na Joalharia da Zona Oeste, associar em rede as escolas e Oeste CIM”, afirmou Liliana Alves que pretende atrair às Caldas pessoas de outras cidades que poderão também cruzar a joalharia com outras áreas artísticas.
A coordenadora do projecto gostaria também que as pessoas que trabalham nas ourivesarias pudessem também obter mais formação e até um complemento artístico à sua área profissional. A própria joalheira vai partilhar a sua maquinaria com o novo polo de formação.
“Será o polo escolar de joalharia mais a sul do país”, disse Liliana Alves que gostaria de abrir este polo até ao final do primeiro trimestre.
Segundo o vereador Hugo Oliveira, a joalheira caldense Liliana Alves fez à Câmara uma proposta de parceria e “nós estamos a tentar encontrar soluções para o novo espaço de formação”. Para o autarca e deputado, há nas Caldas vocação nesta área e por isso é bem vindo o investimento nesta área de formação.

Aliar prata, cerâmica e óleos

Reborn – Therapeutic Jewelry, assim se designa a nova coleccção de Liliana Alves que foi apresentada a 30 de Novembro na casa dos Junqueiros na Serra do Bouro. As novas peças aliam a prata em diversas cores, a porcelana e os óleos essências Doterra.
As peças em porcelana que são integradas nas peças de joalharia exalam a fragrância dos óleos essenciais e têm a capacidade de manter o cheiro. São pois jóias difusoras, explicou a autora, que anda criou outras peças Reborn tais como colares, brincos e anéis. “Fiz um mecanismo nas peças que dá para trocar as peças de porcelana e mudar óleo e a função terapêutica”, explicou a joalheira acrescentando que a sua nova coleccção se dedica aos quatro elementos – terra, ar, fogo e água – e cada uma tem um tom diferente aplicado na prata.
Há peças com diferentes tons: o fogo possui um tom rosa, a terra tem um tom de prata oxidada. O ar é representado pela prata branca enquanto que o ar é representado com tom amarelado.
Os óleos que integram esta colecção de joalharia são relacionados com a meditação e com a conexão, enquanto que outros são úteis para ajudar a combater constipações, dores de cabeça. Ou seja “são uma farmácia natural”, disse a autora da coleccção, explicando que esta inclui peças que podem custar entre os 20 até aos 200 euros.
As peças Reborn foram apresentadas também na Natalis em Lisboa e podem ser adquiridas online nas páginas da joalheira caldense.

A nova coleccção liga a joalharia com a cerâmica e com os óleos essenciais
- publicidade -