O movimento que se constituiu para as últimas eleições autárquicas estruturou-se como associação e elegeu os primeiros órgãos sociais
A bióloga Maria de Jesus Fernandes é a primeira presidente da associação Vamos Mudar. As eleições decorreram a 12 de julho e a única lista a votos obteve a unanimidade da cerca de meia centena de votantes. O Conselho Fiscal é presidido por António Curado e a Mesa da Assembleia Geral por Vítor Marques.
Entre os objetivos da Direção estão a estruturação da associação, unir e a dar coesão aos simpatizantes e apoiantes do movimento Vamos Mudar (VM) e criar um espaço de reflexão sobre as políticas públicas municipais. “É uma associação cívica de intervenção política, em que pretendemos debater ideias de matriz essencialmente municipal”, explicou à Gazeta das Caldas a sócia-fundadora da associação. A ideia é colocar o território em rede, concretizou.
De acordo com os estatutos, a Direção irá eleger um secretário e um tesoureiro, de entre os vice-presidentes eleitos, e serão criados grupos de trabalho temáticos, permanentes ou não, em função das matérias relevantes. Entre elas estão as freguesias e a juventude, esta última, uma área “em que o executivo está empenhado e que queremos acompanhar e dar respaldo em termos da associação”, explica. Maria de Jesus Fernandes salienta que pretendem trazer as questões para a sociedade civil e esperam conseguir o seu envolvimento e mobilização, à semelhança do que aconteceu com o movimento Vamos Mudar.
A associação já possui um espaço no Bairro da Ponte, junto à ponte sobre a linha férrea, escolhido simbolicamente para mostrar a união da cidade. Outro dos objetivos da associação, que pretende constituir-se como apoio aos eleitos pelo VM, é a angariação de mais sócios. ■






























