Depois de anos sem manutenção, foi retirada a totalidade da água do conjunto escultórico de Ferreira da Silva, junto à Mata, nas traseira do Chafariz das Cinco Bicas.
A administração do CHO justificou a medida por um relatório técnico considerar que água nos tanques da escultura constituía “um foco de acumulação de lixos de natureza diversa”.
Por outro lado, esta água promovia “a proliferação de algas, microrganismos e insectos, potenciais factores de contaminação ambiente na envolvente do furo JK1”, dada a distância, a escassos 20 metros, deste furo de água mineral.
Tendo em conta essa análise, o CHO não pretende voltar a encher de água os tanques da escultura de Ferreira da Silva. “Esta é uma medida preventiva que visa evitar a contaminação do furo de água mineral com a designação JK1 proveniente de um ambiente envolvente desfavorável, através do risco de contaminação do mesmo por via aérea”, explicaram os responsáveis do CHO, por escrito, em resposta a perguntas da Gazeta das Caldas.
Este projecto escultórico, que pretende ser uma homenagem à água e à cerâmica, tem vindo a arrastar-se há décadas e esteve parado durante vários anos por falta de verbas do ex-Centro Hospitalar das Caldas, que contratou a obra. Muitos turistas estrangeiros costumam ser levados pelos guias a visitar este local.
Nunca tendo sida dada como concluída, a escultura perde agora um dos seus elementos preponderantes – a água.
Este problema poderia ser evitado se aquela estrutura fosse dotada de um sistema de bombeamento e filtragem (à semelhança das piscinas e fontes) que mantivesse a água em condições.
No Parque D. Carlos I o lago voltou a ser enchido, depois de feita a sua limpeza. Esta intervenção, realizada pela Câmara (e não pelo Centro Hospitalar como era habitual), foi uma contrapartida por o CHO ter cedido o Parque D. Carlos I para a realização do Festival do Cavalo Lusitano.
Desde há uns anos que quaisquer eventos realizados no Parque e na Mata passaram a ser cobrados (em dinheiro ou por troca de serviços).
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt































