Jantar de solidariedade assinala 7º aniversário do Voluntariado Nossa Senhora da Graça

0
651

Fundado em 2004 na localidade de Ramalhosa, o Voluntariado Nossa Senhora da Graça tem unido esforços para ajudar os mais necessitados, dar uma palavra amiga aos que estão mais isolados e enfraquecidos, e promover o conhecimento e a alfabetização numa zona profundamente rural do concelho. Amanhã, 12 de Fevereiro, o grupo organiza um jantar para comemorar o seu 7º aniversário e angariar fundos para as suas actividades, e onde são esperadas mais de duas centenas de pessoas. Mas a prenda mais esperada já chegou: o grupo vai poder fazer da antiga escola primária da Ramalhosa o seu espaço.

notícias das Caldas
Alguns dos voluntários que prometem continuar a promover a solidariedade entre as gentes da Ramalhosa

São cerca de 30 pessoas as que em 2004 se juntaram para ajudar os mais necessitados, primeiro com o apoio da paróquia, depois sob alçada da Associação Natural Desenvolvimento Área da Ramalhosa (ANDAR). De lá para cá, a actividade do grupo tem-se dividido em diversas iniciativas: no apoio aos doentes, na alfabetização da população mais idosa da zona, na formação da população activa.
Carla Caiado, voluntária do grupo, explica à Gazeta das Caldas como tudo começou. Na época em que a Resioeste comprava tudo o que pudesse ser reciclado, “começámos a incentivar as pessoas a reciclar tudo o que podíamos, de plásticos, a papel e ferro. Com o dinheiro que recebemos, comprámos material ortopédico”, entre o qual camas articuladas e cadeiras de rodas que o grupo empresta a quem necessita e aos quais a Segurança Social não consegue dar uma resposta tão rápida quanto era o ideal.
O apoio aos doentes e necessitados continua a ser uma das mais importantes vertentes do grupo, sete anos depois. Mas através do Voluntariado Nossa Senhora da Graça foi já criado um grupo de alfabetização, que vai já no segundo ano de funcionamento e que é frequentado por oito pessoas entre os 70 e os 80 anos, apoiadas por formadoras voluntárias. Além disso, já houve cursos de Inglês para adultos e foram dinamizados cursos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, tanto ao nível do 9º como do 12º ano, através de um protocolo com a Associação Barafunda, da Benedita.
A actividade do voluntariado vai agora expandir-se, com a criação de um centro de convívio, no edifício da antiga escola primária da Ramalhosa, encerrada com a entrada em funcionamento do Centro Escolar de Alvorninha. O pedido tinha sido feito à autarquia já há algum tempo por parte dos voluntários do grupo e no início desta semana foi confirmado à Gazeta das Caldas pelo vereador Tinta Ferreira, que afirmou que “a Câmara Municipal deliberou ceder, em regime de comodato, o edifício da escola à ANDAR, para que ali seja instalado o Centro de Convívio do Voluntariado Nossa Senhora da Graça”.
Carla Caiado salienta que a criação deste centro vai permitir “combater a solidão” de que sofre muita gente daquela zona do concelho. O centro de convívio será ainda importante para que o grupo garanta algumas das verbas necessárias ao seu funcionamento. Até aqui, as receitas têm sido angariadas com venda de resíduos reclicáveis a privados, sendo a população incentivada a aproveitar tudo o que pode ser reciclado a privados e com a venda de filhós e coscorões em diversos lugares, sobretudo à saída da missa.
Os interessados em saber mais ou em colaborar com este grupo podem contactá-lo através do tel. 912292975.


Jantar na sede da ANDAR

- publicidade -

Amanhã, 12 de Fevereiro, decorre nas instalações da ANDAR um jantar de angariação de fundos, seguido de apresentação do projecto de voluntariado e de um festival de acordeão.
A partir das 19h30 é servido o repasto, com canja e caldo verde, bacalhau com migas e batata a murro, lombo de porco no forno e sobremesa. A refeição custa dez euros para adultos e cinco euros para crianças entre os sete e os dez anos. A animarem a noite vão estar os acordeonistas Catarina Brilha, Helder Costa, José Cláudio, Lara Antunes e Jorge Luís.
“Ajude-nos para o podermos continuar a ajudar!” é o desafio lançado pelo voluntariado. As entradas para o jantar e espectáculo podem ser compradas na associação ou reservados através dos tel. 912625248 ou 960440174.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -