IPMA alerta para agravamento das condições meteorológicas na Lourinhã

0
570

“De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para as próximas horas, um agravamento das condições meteorológicas, designadamente, agitação marítima forte com ondas de 4 a 5 metros”, informou o Serviço Municipal de Proteção Civil da Lourinhã.

O município explica que foi emitido um alerta amarelo para a agitação marítima, entre as 00h00 do dia 27 e as 6h00 do dia 29 de outubro, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros e que os efeitos expectáveis passam pela possibilidade de “fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência” e por “possíveis acidentes na orla costeira”, mas que “estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos”.

Como medidas de prevenção sugerem “especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais”, mas também evitar a prática de “atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima”. Por fim, sugere-se que as pessoas estejam atentas “às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança”.

- publicidade -

Recorde-se que no distrito de Leiria o alerta é laranja para a agitação marítima, podendo as ondas “atingir a altura máxima de 10 metros” entre as 6h00 do dia 27 e as 12h00 do dia 28 de outubro.

Prevê-se que com o evoluir da situação sejam atualizados os avisos meteorológicos, os quais podem ser consultados no link: www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/?p=LSB

- publicidade -