IPL propõe construção de Circular Externa em Alcobaça

0
591

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Alcobaça, apresentado publicamente na passada sexta-feira, e encomendando em Junho do ano passado ao Instituto Politécnico de Leiria, prevê a construção de uma Circular Externa a poente da cidade, na extensão de 1,7 quilómetros, que faça a ligação da EN-8-6 à rotunda do MercoAlcobaça.
Pretende-se com aquela obra, cuja execução causa reservas aos técnicos da autarquia, retirar o trânsito pesado da cidade, para quem pretende fazer a ligação entre Alfeizerão e Nazaré.
Esta é, assumiu o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, a proposta “mais polémica” elencada no documento.
O plano, essencial para a autarquia se candidatar a fundos europeus, prevê intervenções diversas nas 66 travessias pedonais identificadas na cidade, criação de novas rotundas, uma delas em Chiqueda, criação de uma rede de ciclovias urbana, o reforço da segurança dos passeios pedonais por via do alargamento e remoção de obstruções e a redução/eliminação das barreiras arquitectónicas.
As questões da mobilidade e das acessibilidades “têm que ser vistas de forma abrangente porque são transversais a todos os cidadãos e em particular, a todos aqueles com mobilidade condicionada. A mobilidade é também um indicador da qualidade de vida”, salientou o chefe do executivo municipal, que, na ocasião, garantiu que não pretende “deixar cair” a necessidade de o governo assumir a electrificação da Linha do Oeste até à estação de Valado dos Frades.
Para João Silva, coordenador da equipa do Politécnico de Leiria que executou o plano, “a cidade de Alcobaça oferece todas as condições de segurança e de conforto”, esclarecendo que o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Alcobaça “não é para ser executado todo de uma vez”. “As propostas que aqui trazemos têm na sua grande maioria um carácter dinâmico, sujeito a revisões regulares, e poderão ser executadas no médio-longo prazo, uma vez se tratam de afinações e correções que carecem de uma discussão pública aprofundada”, sublinhou.

PRIORIDADES

No que respeita à mobilidade, o presidente da Câmara voltou a exigir a ligação do IC9 a Aljubarrota, além de uma intervenção no IC2 e a criação de um acesso à A8 no eixo Turquel-Benedita.

- publicidade -