IPL destaca-se no estudo sobre Instituições de Ensino Superior Portuguesas

0
651

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) obteve uma boa classificação no estudo internacional sobre a incorporação, difusão e institucionalização do desenvolvimento sustentável nas instituições de ensino superior portugueses (IESP). Os resultados indicam que a maioria das instituições comunica as suas práticas de desenvolvimento sustentável através dos websites, mas que os melhores em Portugal foram o IPL e as Universidades de Coimbra, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Lisboa, Porto e Aveiro.
Designado “Toward Sustainability  through Higher Education: Sustainable Development incorporation into Portuguese Higher Education Institutions”, o estudo investiga a integração do desenvolvimento sustentável nas instituições, através da revisão da literatura e análise dos websites institucionais de 34 IESP, 20 politécnicos e 14 universidades.
O estudo indica ainda que os websites comunicam principalmente as práticas culturais/económicas e sociais das IESP, e existe uma associação positiva entre a comunicação de práticas de desenvolvimento sustentável, o tamanho e o tipo de instituição.
Ana Marta Santos salientou ainda, no mesmo documento, que “os autores da investigação sugerem que as questões de sustentabilidade devem ter prioridade na agenda das IESP para um melhor relacionamento com os seus stakeholders, e também no que se relaciona com rankings internacionais, financiamentos governamentais e privados, e para uma melhor imagem e competitividade entre instituições”. O estudo completo está disponível em: link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-319-23705-3_7

- publicidade -