IP Leiria possui a maior oferta de cursos de especialização tecnológica do país

0
718
O IPL proporciona nos seus vários pólos 32 cursos CET

O Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) é a instituição de ensino superior com maior número de alunos inscritos em Cursos de Especialização Tecnológica (CET) no país. Ao todo, estão a frequentar os 32 cursos CET da instituição cerca de 1500 alunos. As inscrições encontram-se abertas até 30 de Setembro, com uma oferta de 1104 vagas em 30 cursos distintos, que serão promovidos em Leiria, Caldas da Rainha, Peniche, Alcobaça, Avelar, Pombal e Rio Maior.
No ranking nacional de instituições de ensino superior, referente ao ano lectivo 2010/2011, o IP Leiria detinha a maioria de CET registados em Portugal.
O IP Leiria foi o primeiro instituto politécnico a apostar neste tipo de formação que se define como formações pós-secundárias, não superiores, que visam conferir qualificação profissional de Nível V.
Para dinamizar a oferta formativa nesta área, o instituto criou em 2004/2005 o FOR.CET – Centro de Formação para Cursos de Especialização Tecnológica, que nesse ano lectivo registou 60 alunos inscritos, número que em apenas dois anos aumentou para os 1131.Na última fase de candidaturas, que decorreu em Setembro de 2011, o IP Leiria registou uma procura duas vezes superior ao número de vagas abertas. 1579 candidaturas resultaram na colocação de 817 novos estudantes, tendo constituído o maior número de candidaturas e estudantes colocados numa única fase.
No ano lectivo de 2011/2012, o número de novos estudantes em CET registou um aumento de 20,4%, comparativamente ao ano lectivo de 2010/2011, que registou 657 novos alunos.
“Os números comprovam a importância e o crescente reconhecimento deste tipo de formações na nossa área de influência, por parte dos alunos, das empresas e instituições que os acolhem e que têm oportunidade de conhecer a qualidade da formação ministrada pelo IP Leiria, e consequentemente a qualidade dos conhecimentos aprendidos pelos diplomados e a mais-valia que estes lhes podem trazer”. Palavras de José Manuel Silva, vice-presidente do IP Leiria que acrescentou que este tipo de formação se dirige a um público variado, muitos já no activo “mas que pretendem evoluir na carreira e adquirir novas ferramentas para concretizar projectos pessoais ou seguir uma licenciatura”.
Para este responsável  os cursos CET “são uma excelente oportunidade para quem está fora do sistema de ensino há algum tempo voltar a estudar, conciliando competências e novas aprendizagens”.
Com uma vasta oferta formativa em áreas que vão das energias renováveis à multimédia, passando pelas técnicas de gestão comercial e vendas, tecnologias de informação, qualidade alimentar, gestão de oficina automóvel, gestão hoteleira.

Quem se pode candidatar aos CET?

Além dos titulares de um curso secundário, podem candidatar-se aos CET todos aqueles que, embora não tendo este nível de ensino, reúnam condições exigidas pela legislação em vigor, por exemplo, os detentores de qualificação profissional nível três, titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior, maiores de 23 anos com currículo que o justifique, entre outros.
Podem ainda candidatar-se a um CET os alunos, que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos, e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído.
Ao titular de um CET é conferido um diploma com grau de especialização profissional, complementar ao ensino secundário, que lhe permitirá prosseguir estudos ingressando no ensino superior. A entrada no ensino superior é feita mediante concurso especial, cabendo posteriormente a cada uma das instituições de ensino superior definir quais os CET que facultam o ingresso em cada um dos seus cursos, bem como número de vagas disponíveis nestas situações.
Estes cursos têm uma componente de formação em contexto de trabalho, através do estágio curricular, que permite aos estudantes um contacto próximo com o mercado de trabalho, sob orientação da instituição. O IPL tem um vasto leque de acordos com várias empresas e organizações para a colocação dos seus alunos.
Para mais informações consultar www.ipleiria.pt/portal/ipleiria? p_id=353486&content.id =353318

- publicidade -

N.N.

- publicidade -