Incidente na segunda-feira causou 15 feridos ligeiros, dos quais três foram transportados ao Hospital das Caldas
Uma intoxicação química por inalação de hipoclorito de sódio num matadouro de aves situado no concelho de Óbidos (da empresa Nutriaves – Abate e Transformação de Aves, localizado na zona industrial da Ponte Seca, freguesia das Gaeiras), esta segunda-feira, dia 30 de setembro, causou 15 feridos, trabalhadores da empresa.
Entre os feridos estavam três mulheres, que tiveram necessidade de ser transportadas ao Hospital das Caldas para receberem tratamento, tendo dado entrada na unidade hospitalar com ferimentos considerados ligeiros, explicou à Gazeta das Caldas a Adjunta do Comando dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, Patrícia Reis.
“Tratou-se de uma intoxicação química com hipoclorito de sódio”, que havia sido utilizado durante o fim de semana anterior para a desinfeção das máquinas do matadouro, complementou.
Quando, na segunda-feira de manhã, as máquinas do matadouro foram ligadas, ter-se-ão formado vapores que causaram a intoxicação dos funcionários da empresa por inalação desses mesmos vapores.
Alertadas as autoridades, estiveram no local 28 operacionais apoiados por um total de 14 viaturas.
Bombeiros de várias corporações da região, militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) e os profissionais da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital das Caldas acorreram, de imediato, ao local do acidente.
A VMER tratou, no local, 12 feridos, tendo os Bombeiros de Óbidos realizado o transporte das três mulheres para a unidade hospitalar caldense.
“Os trabalhos naquela secção do matadouro foram suspensos por 24 horas por indicação do médico da VMER ao Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho da empresa”, referiu Patrícia Reis. ■






























