Instituto Politécnico de Leiria com 2204 vagas em 2011/2012

0
1829

notícias das CaldasA Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) das Caldas da Rainha volta a abrir 325 vagas no próximo ano lectivo, em sete cursos, à semelhança do que aconteceu nos últimos dois anos escolares.
Design Gráfico e Multimédia é o curso com mais vagas no horário diurno (65). Som e Imagem tem 60 lugares, seguido de Artes Plásticas com 50, Design Industrial e Design de Ambientes com 30, enquanto que os cursos de Teatro e Design de Cerâmica e Vidro têm 20 vagas cada.

Há ainda 25 vagas para os cursos em regime pós-laboral (Design Gráfico e Multimédia e Som e Imagem) nesta escola do Instituto Politécnico de Leiria. Recorde-se que a ESAD.CR é uma das escolas nacionais que preenche mais vagas logo nas primeiras candidaturas ao ensino superior.
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), do IPL, voltou a aumentar o número de vagas, como aconteceu o ano passado, mas desta vez o aumento é de apenas cinco lugares no curso de Marketing Turístico (regime de ensino a distância).
No total a ESTM tem 385 vagas em oito cursos para o ano lectivo de 2011/2012 (Biologia Marinha e Biotecnologia, Engenharia Alimentar, Gestão Turística e Hoteleira, Marketing Turístico, Turismo, Restauração e Catering, Animação Turística e Gestão do Lazer e Turismo de Negócios)
Em Leiria, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, também do IPL, tem menos duas vagas do que em 2010, referentes ao curso de Marketing (regime de ensino a distância) que passa de 30 para 28 lugares. Há 813 vagas para os 14 cursos disponíveis (Administração Pública, Engenharia Civil, Engenharia Electrotécnica, Engenharia, Informática, Engenharia Mecânica, Gestão, Marketing, Solicitadoria, Informática para a Saúde, Tecnologia dos Equipamentos de Saúde, Contabilidade e Finanças, Engenharia da Energia e do Ambiente, Biomecânica e Engenharia Automóvel).
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, que faz parte do IPL, tem mais 25 vagas, resultante da abertura de uma turma em regime de ensino a distância do curso Educação Básica.
No total são 460 lugares para oito cursos (Educação Social, Serviço Social, Animação Cultural, Tradução e Interpretação: Português/Chinês – Chinês/Português, Comunicação Social e Educação Multimédia, Relações Humanas e Comunicação Organizacional, Desporto e Bem-Estar e Educação Básica).
A Escola Superior de Saúde do IPL mantém as 221 vagas que abriu o ano anterior, nos cursos de Terapia Ocupacional, Dietética, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia da Fala.
O Instituto Politécnico de Leiria abre assim 2204 vagas nas suas escolas superiores em 2011.
Quanto a outra escola do politécnico que funciona na região, o Instituto Politécnico de Santarém, tem um total de 1439 vagas para o próximo ano nas suas quatro escolas.
A Escola Superior Agrária de Santarém tem 185 vagas nos cursos de Engenharia Agronómica, Engenharia Alimentar, Engenharia da Produção Animal e Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
A Escola Superior de Educação de Santarém abre 255 lugares nos cursos de Educação Social, Animação Cultural e Educação Comunitária, Artes Plásticas e Multimédia, Educação e Comunicação Multimédia e Educação Básica.
Na Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém há 710 vagas nos cursos de Administração Pública, Gestão de Empresas, Informática, Marketing e Publicidade e Contabilidade e Fiscalidade.
A Escola Superior de Saúde de Santarém tem 90 vagas para o curso de Enfermagem, sendo que metade desses lugares para entrada no segundo semestre.
Em Rio Maior, a Escola Superior de Desporto disponibiliza 199 vagas nos cursos de Condição Física e Saúde no Desporto, Desporto de Natureza e Turismo Activo, Gestão das Organizações Desportivas, Psicologia do Desporto e do Exercício e Treino Desportivo.
Em todo o país, o ensino politécnico abrirá 20974 vagas em regime normal, 3994 em regime pós-laboral e 280 em regime de ensino a distância. O IPL é o politécnico do País com maior número de vagas a concurso nacional, com a excepção dos politécnicos de Lisboa e do Porto. O IPL oferece 2.206 vagas, ficando apenas atrás do Instituto Politécnico do Porto (3.132 vagas) e Instituto Politécnico de Lisboa (2.488 vagas).
Pela primeira vez as candidaturas ao ensino superior são feitas exclusivamente através da Internet.

- publicidade -

 

- publicidade -