Instalação virtual de João Paulo Feliciano suscitou polémica nas redes sociais

0
607
João Paulo Feliciano
É desta forma que surge a Casa de Serralves nos ecrãs dos tablets e nos telemóveis de terceira geração

O artista plástico João Paulo Feliciano surpreendeu tudo e todos ao criar a “instalação” Walls to the people, um projecto de realidade aumentada que toma por base as paredes da Casa de Serralves, no Porto.
O caldense criou um projecto artístico que envolve o público que só consegue apreciar expressões, avisos e grafities que o artista veio “buscar” ao real e colocou no mundo virtual – com recurso a smartphones e a tablets. Para se verem as inscrições é necessário usar as aplicações específicas nos “tablets” ou nos telemóveis de terceira geração e que permitem – ao se apontar os aparelhos para duas das frentes da icónica Casa de Serralves – visualizar as inscrições.

E que inscrições são essas? Coisas deste tipo: “Vende-se Casa 160, anexo 100”, “Minha Pátria Amada – Vem formar um partido Facebook” ou “Muda de Vida”.
Terá sido a “Vende-se” que acabou por suscitar mais reacções negativas quando foi dada a conhecer, sobretudo nas redes sociais pois a arte digital levou várias pessoas a pensar que o edifício teria sido efectivamente vandalizado.
A controvérsia gerada espantou até o próprio autor que numa primeira fase ficou surpreendido pela quantidade de comentários e reacções que o projecto gerou. O problema foi que a imagem de lançamento da instalação, manipulada com recurso a programas de tratamento de imagem (Photoshop) fazia crer que era real.
Numa segunda fase, João Paulo Feliciano contou à Gazeta das Caldas “que as conversas até se tornaram interessantes pois colocou as pessoas a falar sobre os factos”. Na sua opinião, este projecto acaba por levantar várias questões interessantes sobretudo relacionadas com “as questões dos media e com a informação que circula pelas redes sociais”.
Esta experiência uniu João Paulo Feliciano à Fundação de Serralves e à Samsung que forneceu as tecnologias para a instalação virtual. Esta vai poder se vista até Junho.
Hoje, sexta-feira, 3 de Fevereiro e integrado na exposição ‘Monkey Business’ que João Paulo Feliciano tem na Galeria Cristina Guerra, actuam as suas bandas Walter Benjamin, Julie and the Carjackers e You Can’t Win, Charlie Brown. A mostra individual do artista caldense pode ser vista até 7 de Março. João Paulo está ainda em gravações com o grupo Real Combo, onde actua o seu irmão, o também caldense Mário Feliciano.

- publicidade -

 

- publicidade -