Estagiária inglesa no Cadaval revela que a língua portuguesa é muito procurada no seu país

0
678
Notícias das Caldas
D.R.

O ensino de Português está a ser muito procurado pelos jovens ingleses, revelou Rose Pritchard, uma universitária britânica que está a estagiar na Escola Básica e Secundária do Cadaval, ao abrigo do programa de intercâmbio europeu Comenius.
Segundo a jovem, que frequenta o 3º ano de Português e Espanhol na Universidade de Oxford, essa procura fez aumentar o grau de exigência para ingresso nesse curso naquela instituição inglesa.
Rose Pritchard é a segunda assistente Comenius a ser acolhida pelo o Agrupamento de Escolas do Cadaval, o qual está há quatro anos associado ao referido programa europeu que visa reforçar a dimensão europeia da Educação.
A jovem inglesa, de 21 anos, proveniente de Ashford (Londres), revelou, num português relativamente fluente, estar a ser “muito bem acolhida”, destacando a amabilidade de professores e alunos e a beleza da escola e do espaço envolvente.

Durante a sua estadia pretende conhecer um pouco melhor a cultura portuguesa e explorar bem o país, mas também revelou uma grande vontade de “ajudar os alunos, ser uma boa assistente e de estar inserida na comunidade”.
Quanto ao programa Comenius, a estudante considera-o muito benéfico para os alunos, pela oportunidade que lhes proporciona de “viajar, conhecer países da Europa e de compreender melhor outras culturas do continente”.
Apesar de não poder trabalhar, em sala de aula, com as turmas da escola, todos os alunos vão ter oportunidade de contactar com a assistente Comenius, mediante inscrição no clube de actividades que esta irá criar no seio da escola, dedicado à língua e cultura britânicas.
Outras actividades a desenvolver durante a sua estadia passarão pela ida à Universidade Sénior do Cadaval e pela possível ministração de um curso de inglês a encarregados de educação.
Graça Branco, professora supervisora do período de assistência Comenius e responsável pela candidatura ao programa, considera “muito importante e enriquecedor” o contacto directo dos alunos com um nativo da língua inglesa.
A equipa Comenius, que inclui também os professores Teresa Leal e Carlos Ribeiro, tem em mãos, além da vertente de escola de acolhimento, uma parceria multilateral do agrupamento com outros países e está prevista uma visita ao País de Gales de alunos do Cadaval.

- publicidade -