Foi a primeira vez que o Pai Natal trocou as renas e o trenó pelo camião vermelho da Coca-Cola para dar as boas vindas aos primeiros visitantes da Óbidos Vila Natal. No dia 30 de Novembro, dezenas de crianças e muitas famílias aguardavam a chegada do velhinho das barbas brancas que vai estar até ao final deste mês no seu chalet para ouvir os pedidos de Natal dos mais novos.
Espectáculos de comédia e magia, concertos, duas pistas e uma rampa de gelo, jogos tradicionais, exposições, carrosséis e pinturas faciais são as principais atracções deste ano. São esperados mais de 150 mil visitantes nesta edição que contou com um investimento de 300 mil euros.
Foi ao som do hino da Coca-Cola – “Taste the felling” – que o Pai Natal chegou à Óbidos Vila Natal, num enorme camião vermelho. Foi no dia 30 de Novembro, às 18h30, meia hora atrasado. Já o esperavam dezenas de crianças, muitos duendes coloridos, o homem-biscoito e o boneco de neve, personagens que foram animando as crianças até à chegada do camião da Coca-Cola. Seguiu-se um desfile pela Rua Direita e uma paragem na Praça de Santa Maria onde este ano foi montada uma árvore de Natal luminosa. Entre abraços, muitas fotografias, bolas de sabão e os primeiros pedidos, o Pai Natal recebeu com entusiasmo os primeiros visitantes da Vila Natal.
Mas sabe qual é a associação entre o Pai Natal e a Coca-Cola? A figura do Pai Natal surgiu nas primeiras ilustrações em meados do século XIX, mas até aos anos 30 a sua imagem rechonchuda variava constantemente, conforme o artista que o representava: podia ser um pequeno duende, ou um homem alto e magro, com todo o tipo de vestimentas, desde túnicas a casacos de pele.
Foi então em 1920 que o Pai Natal apareceu pela primeira vez num anúncio da Coca-Cola, criado pelo ilustrador Thomas Nast para ser publicado no The Saturday Evening Post. Ainda assim, só 11 anos depois é que nasceu a figura tal e qual como é conhecida nos dias de hoje, tendo sido encomendada pela agência de publicidade da Coca-Cola ao artista Haddon Sundblom, com o objectivo de se criar uma personagem que personificasse o espírito natalício e a felicidade da marca.
Dentro das muralhas de Óbidos, o Pai Natal está todos os dias no seu chalet para receber a pequenada. Este é apenas um dos 23 pontos do recinto da Vila Natal, que tem como principais atracções duas pistas e uma rampa de gelo, dois palcos para espectáculos e uma novidade: um simulador de realidade virtual em que os espectadores são convidados a fazer uma viagem que poderá ser de aventura, terror ou fantasia, em filmes de curta-metragem.
Há também um carrossel e um comboio, pinturas faciais, trampolins, duelos de cotonetes, presépios e vários jogos (croquet, argolas e latas). Em todos os cantos do recinto encontra-se um pedaço de Natal, seja através dos bonecos de neve, dos chapéus de chuva pendurados nas árvores, dos flocos de neve e cogumelos, das chávenas gigantes ou dos ursos polares. Compõem também o cenário inúmeros figurantes que de sorriso de orelha a orelha cumprimentam as famílias e têm muita paciência para tirar fotografias.
O QUE PODE FAZER UM HOMEM COM UM BALÃO?
No Palco Bolas de Natal já se encontra Mr. Bang! É Benjamin Delmas, um palhaço de estilo punk que vive na Locolândia. Nasceu em França, cresceu em Inglaterra e fala quatro línguas. Português não incluído, embora saiba dizer “obrigado” e mais umas quantas palavras que tem apontadas na cábula que leva para palco. Mr. Bang! é atrevido e nunca está satisfeito com os aplausos do público: ele quer mais, quer que a plateia lhe diga “I love you” e que faça barulho para que as pessoas menos atentas venham espreitar o espectáculo que ali está a acontecer.
Mr. Bang! começa por cantar, depois põe-se a fazer malabarismo com três e cinco bolas, convida um elemento do público para entrar num dos números, mas o melhor ainda está para vir. Até onde pode ir um homem e um balão? É precisamente este o teste a que se submete Benjamin Delmas, que surpreende todos os presentes ao conseguir entrar para dentro de um balão gigante sem que este rebente. Este é um espectáculo para rir do princípio ao fim, que junta comédia e artes circenses, em que a barreira da língua é ultrapassada pelo talento do artista francês.
Mesmo ali ao lado, no Palco Bolas de Sabão, actua a companhia italiana de circo-comédia Bubble on Circus, que todos os dias apresenta na Vila Natal “The Magic Blow”. Esta é uma performance de rua em que o principal protagonista são as bolas de sabão. Sem precisar de dizer uma única palavra, Mariano Guz utiliza vários objectos para conseguir diferentes efeitos com as bolas de sabão: umas maiores, outras mais pequenas, algumas em que entra fumo e outras que se misturam com fogo. Este é também um espectáculo que delicia os mais novos, que não resistem em ir até à frente do palco para rebentar as bolas de sabão, mas também os adultos, que acabam por recuar até à sua infância. Afinal, quem não se lembra de fazer bolas de sabão?
Além destes espectáculos, os dois palcos da Vila Natal recebem todos os dias o Wild West Cabaret (um espectáculo de marionetas de papel ao estilo americano) e o Co(m)tradição (uma performance de magia da autoria de Rui Cruz, mágico que vive actualmente nas Caldas da Rainha). No próximo domingo, dia 10 de Dezembro, a União Filarmónica de A-da-Gorda apresenta o seu concerto de Natal, a partir das 15h00, e uma semana depois, no dia 17 de Dezembro, é a vez de actuar a Sociedade Filarmónica Recreativa Gaeirense, pelas 17h00.
A Óbidos Vila Natal abre todos os dias das 11h00 às 16h00 e de sexta-feira a domingo o horário prolonga-se até às 19h00 (excepto nos dias 24 e 31 de Dezembro). No dia de Natal, as portas abrem às 16h00 e encerram às 20h00. O bilhete geral tem um custo de sete euros, crianças dos três até aos 11 anos pagam cinco euros e há preços promocionais para grupos.
Os munícipes de Óbidos têm entrada grátis.


































