A nova sede da Junta de Freguesia do Olho Marinho custou cerca de 200 mil euros
A Junta de Freguesia do Olho Marinho já funciona no novo edifício, localizado na zona histórica e ambiental do Olho Marinho, adjacente ao Largo Joaquim Justino Marta. O edifício conta com um auditório, secretaria, espaço internet e sala de reuniões com capacidade para 20 pessoas, e gabinetes do executivo.
O auditório tem 60 lugares na assistência e destina-se à realização das assembleias de freguesia, assembleias municipais e sessões de Câmara descentralizadas, acções de formação e eventos culturais.
A obra teve um custo próximo de 200 mil euros, comparticipados pela Direcção-Geral da Administração Local (40 mil euros), Câmara de Óbidos (150 mil euros) e Junta de Freguesia (10 mil euros).
“Neste edifício a Junta de Freguesia tem condições para atender, ajudar e melhorar todas as dificuldades que possam aparecer aos seus fregueses”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia, Hélder Mesquita (PS) na inauguração, que decorreu no dia 15 de Janeiro.
O jardim de infância da Usseira tem capacidade para 50 crianças
O autarca destacou ainda que a concretização desta obra só foi possível devido ao apoio que a Câmara tem dado. “Está aqui bem patente todo o esforço da Câmara em equipar e dotar as freguesias dos melhores equipamentos, sejam eles do âmbito social, cultural, educativo e desportivo”, disse.
Presente na cerimónia, o presidente da Câmara, Telmo Faria, destacou o trabalho que a autarquia tem feito ao nível da melhoria dos equipamentos públicos e, referindo-se ao Olho Marinho, disse que a obra dignifica aquele órgão autárquico.
Aos muitos fregueses que se concentraram na nova Junta, o edil deixou ainda uma mensagem de esperança e a promessa de que não irão baixar os braços. “Se o povo alguma vez precisou de ter uma câmara aguerrida é agora”, disse.
Também presente no evento, o ex-presidente da Junta de Freguesia, José Filipe Ribeiro, fez uma resenha histórica da freguesia do Olho Marinho, desde a sua instituição, em 1925 e recordou “algumas das páginas mais emblemáticas da história” das gentes e da localidade.
A cerimónia foi presidida por Feliciano Barreiras Duarte, secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares e presidente da Assembleia Municipal de Óbidos.
No dia14 de Janeiro foi inaugurado o novo jardim de infância na Usseira, com capacidade para cerca de 50 crianças.
O novo espaço contém duas salas de actividades e uma sala polivalente, assim como um gabinete para a equipa técnica e ainda um refeitório.
Toda a escola foi equipada com mobiliário novo, adequado às exigências do Ministério de Educação.
O investimento foi de 132,4 mil euros, comparticipado em 80% por fundos comunitários.