Inaugurado Centro de Dia da Dagorda do Cadaval

0
802

O secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, inaugurou, a 25 de Julho, o Centro de Dia da Dagorda (Cadaval).

Este é o realizar de um sonho dos membros da Associação de Apoio Social “Ajudar a Viver” da Dagorda (ASAVIDA), uma entidade que foi fundada há seis anos e que conta actualmente com 270 sócios.

O Centro de Dia já começou a funcionar com 14 idosos e tem capacidade para 40 utentes, tendo como área de actuação a freguesia da Vermelha e lugares limítrofes.

- publicidade -

A ASAVIDA presta já apoio ao domicílio a nove idosos, possuindo, actualmente, capacidade para 15 utentes. Este projecto social contemplou ainda a criação de uma dezena de postos de trabalho.

O investimento total do novo equipamento rondou os 700 mil euros, que teve a comparticipação estatal (ao abrigo do Programa Pares – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) de 250.640 euros.

No dia da inauguração, para além da cerimónia procedeu-se também à assinatura de um acordo de cooperação entre o Instituto da Segurança Social e a ASAVIDA, através do qual o Estado se compromete a comparticipar uma percentagem por cada utente.

Isto porque “as parcas reformas dos idosos, por si só, seriam insuficientes para os mesmos poderem beneficiar de cuidados de assistência”, José Albino, presidente da associação, que no discurso de inauguração não se esqueceu de todos os que contribuíram para a obra.

- publicidade -