A festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha realizou-se este ano pela primeira vez à sexta-feira (16 de Dezembro) em vez de domingo, como é habitual. Esta alteração teve por objectivo “aliviar os funcionários de trabalhar ao domingo, que é um dia de descanso”, explicou o provedor, Luís Lalanda Ribeiro.
Este ano a já tradicional festa de Natal, animada pelo pessoal da casa, foi antecedida por inaugurações e homenagens. Foi apresentada e abençoada uma viatura com uma plataforma elevatória para cadeiras de rodas, oferecida por um benemérito das Caldas já falecido: Francisco Manuel Carril Barbosa Nobre Coutinho, que era neto de José Barbosa e filho de Nobre Coutinho, um dos fundadores da Gazeta das Caldas.
A dádiva deste benemérito, de cerca de 75 mil euros, também contribuiu para a aquisição de equipamentos para os quartos dos idosos na ala nova.
Neste dia de festa foi também descerrada uma placa de agradecimento pelo apoio e dedicação das freiras da congregação Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo, que há 71 anos que colaboram com a instituição. “As irmãs foram muito importantes para esta casa”, disse o provedor dirigindo-se às religiosas que irão abandonar esta instituição para ir para outras onde são necessárias e que pertencem à sua congregação.
Foi ainda descerrada outra placa, nas novas instalações de saúde, com o nome de Celeste Afilóquio, uma religiosa natural do Pego (Alvorninha), que esteve durante vários anos na Misericórdia e que deu as necessárias indicações para a definição daquele espaço.
Em 2017 a Misericórdia caldense pretende fazer algumas remodelações na parte destinada aos idosos e acabar o projecto da remodelação da casa de repouso.































