INAG dá a conhecer as dragagens na Lagoa às crianças da Foz do Arelho

0
1108
notícias das Caldas
notícias das Caldas
A draga remove, por hora, 90 metros cúbicos de areia, juntamente com 200 metros cúbicos de água

Alvo de uma intervenção de emergência, para centrar o canal da aberta que a liga ao mar e para desassoreamento de parte do seu corpo, a Lagoa de Óbidos tem originado muita curiosidade durante o decorrer das obras.
No passado dia 16 de Janeiro foram as crianças que frequentam a escola do primeiro ciclo da Foz do Arelho, acompanhadas pelo professor António Vieira, que foram conhecer “in loco” o que ali está a ser feito, contando com as explicações dos técnicos do INAG e da empresa Irmãos Cavaco, que a está a realizar.
Ana Seixas, vice-presidente do INAG, deixou por horas o papel de engenheira para assumir o de professora e explicar, numa linguagem simples e acessível, que a Lagoa de Óbidos “está a ficar velhota” e que, por isso, de tempos a tempos, necessita de uma intervenção.
Curiosas, as crianças quiseram saber como funcionam as dragas e tiveram mesmo oportunidade de, junto delas, registar a remoção das areias do fundo da lagoa. Actualmente encontram-se três dragas a operar (duas na margem norte e uma na margem sul) que removem, em média por hora, 90 metros cúbicos de areia, juntamente com 200 metros cúbicos de água.

- publicidade -