Inicia-se hoje a campanha “O Futuro é Coletivo” do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (que tem como parceira a Comunidade Intermunicipal do Oeste). A campanha tem como objetivo a promoção do uso do transporte público coletivo, através de uma divulgação alargada dos benefícios para o utilizador.
“Mais barato, melhor para o ambiente, mais tempo para o que gosta, cómodo e seguro” são algumas das vantagens salientadas pela campanha que “será divulgada nas três televisões de sinal aberto, rádios, media digitais, redes sociais, rede multibanco, mupis e imprensa regional”.
A campanha conta com cerca de 50 parceiros, entre operadores de transporte, entidades intermunicipais e municípios enquanto autoridades de transportes. “Com as crescentes alterações climáticas, o aumento do congestionamento, a degradação da qualidade do ar, o aumento da sinistralidade rodoviária e a crise energética, tornou-se clara a necessidade de alterar o paradigma da mobilidade”, refere a organização em comunicado enviado às redações. “O transporte público é uma área chave na política de mobilidade urbana sustentável, a par da racionalização do uso do transporte individual e do estímulo aos modos ativos”, acrescentam.
Recordando que “o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), iniciado em 2019, levou a um aumento global de passageiros nos transportes públicos e teve um impacto significativo no financiamento do sistema de transportes, na poupança das famílias e na simplificação dos sistemas tarifários, atraindo assim novos passageiros para o transporte público”, a organização nota que “por outro lado, a recente crise sanitária condicionou a utilização do transporte público coletivo, tendo-se verificado uma diminuição da procura”. É, portanto, neste contexto, que sentem ser necessário “divulgar os benefícios do uso do transporte público coletivo, promover o regresso e atrair novos passageiros”.































