Um homem de 25 anos foi detido no passado dia 28 de julho na vila da Nazaré pelo crime de imigração ilegal, no âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo pelo Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço (NECF) da PSP de Leiria. A informação foi avançada esta quarta-feira, 31 de julho, pelo Comando Distrital de Leiria da PSP, em comunicado.
De acordo com a polícia, o cidadão estrangeiro encontrava-se em situação irregular no país, uma vez que o seu pedido de renovação ou concessão de autorização de residência havia sido indeferido. Apesar de ter sido notificado para abandonar voluntariamente o território nacional, não cumpriu o prazo legalmente estabelecido, incorrendo assim no crime de imigração ilegal.
O detido foi presente à Autoridade Judiciária no dia seguinte à detenção, que determinou a sua restituição à liberdade. Ficará agora sujeito a termo de identidade e residência enquanto aguarda a organização do processo de afastamento coercivo pela Agência para a Imigração e Mobilidade (AIMA).
Desde o início de 2025, o NECF de Leiria já fiscalizou 797 cidadãos estrangeiros, tendo resultado 20 notificações para abandono voluntário e duas detenções por imigração ilegal.
A PSP de Leiria assegura que continuará a intensificar as ações de fiscalização, “atenta às dinâmicas que envolvem as migrações e outros fenómenos a elas associados”, no exercício das suas competências no controlo da permanência de estrangeiros em território nacional.































