Já começou a montagem das estruturas da iluminação natalícia | JOÃO CARLOS COSTA
Já começou a montagem das iluminações de Natal. Na passada terça-feira de manhã, uma das equipas da empresa Iluminarte, de Fafe, deu início aos trabalhos de colocação das estruturas para receber a iluminação natalícia. Tal como nos últimos anos, aposta-se nas decorações de baixo consumo (leds).
Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO – entidade responsável pela iluminação e programação de Natal – diz que também espera contar este ano com o apoio financeiro da autarquia. O município investiu, no ano passado 66 mil euros mas, segundo aquele dirigente, não será possível fazer a mesma área de iluminação sem aumentar o investimento.
No ano passado foram iluminadas na cidade 45 ruas 14 rotundas, três fachadas de edifícios e uma árvore de Natal gigante (com 30 metros de altura) erguida na Praça 25 de Abril.
Para Paulo Agostinho é importante garantir pelo menos o êxito alcançado na anterior época natalícia e para tal considera fundamental que aumente o apoio financeiro da autarquia.
Da parte da Câmara ainda não há resposta porque esse apoio só será aprovado na próxima sessão de Câmara que se realiza na segunda-feira, 24 de Outubro.
Além dos 66 mil euros na iluminação, o município contribuiu com 15 mil euros, metade do valor necessário para o programa de animação. No total, o investimento autárquico para a dinamização da época natalícia foi de 81 mil euros. Para o presidente da associação empresarial, bastaria aumentar o montante global em 10% para conseguir “uma programação eficaz”.
O dirigente afirmou que se prevê que outras cidades oestinas apostem forte na época natalícia e na iluminação das suas artérias. São os casos da Nazaré e de Torres Vedras.
A programação da animação de Natal será apresentada a 31 de Outubro pela ACCCRO e, até essa data, esta entidade está a receber ideias oriundas dos comerciantes e da população sobre o que se pode realizar nesta época natalícia nas Caldas da Rainha.
Já começou a montagem das estruturas da iluminação natalícia | JOÃO CARLOS COSTA