
Incluídos nos festejos do Dia da Cidade estão também dois concertos e a tradicional cerimónia de entrega de medalhas
Com a empreitada de recuperação já concluída e atualmente aberta ao público apenas para a celebração da eucaristia dominical, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo reabrirá portas, oficialmente, a 15 de maio. Integrada nas festas da Cidade, a reabertura incluirá a celebração de uma missa solene e um momento cultural, numa parceria entre o Centro Hospitalar do Oeste e a Câmara das Caldas da Rainha. No âmbito das comemorações da reabertura da Igreja, será inaugurada uma exposição no Museu do Hospital e das Caldas sobre a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, num trabalho em parceria com a ESAD e o Agrupamento de Escolas Raúl Proença.
Também integrados nas Festas da Cidade estão os dois concertos que irão decorrer na Praça 25 de Abril, nas noites de 13 e 14 de maio. No sábado subirá ao palco, montado frente à Câmara Municipal, a Banda Comércio e Indústria acompanhada pelas cantoras Júlia Valentim e Sofia Escobar. Na véspera do feriado municipal o espetáculo terá, na primeira parte a participação de uma banda caldense, seguido dos HMB.
No Dia da Cidade serão homenageadas 19 instituições e personalidades do concelho. A medalha de honra do município será entregue à empresa Thomaz dos Santos, que este ano assinala o seu centésimo aniversário. Os ex-autarcas Jorge Varela, Rui Jacinto e António Colaço, assim como o presidente da A.F. Leiria, Manuel Nunes, receberão a medalha municipal de mérito cívico e associativo. Luís Noivo, presidente da comissão administrativa da Associação de Dadores Benévolos de Sangue das Caldas da Rainha, será agraciado com a medalha municipal de mérito humanitário e a antropóloga Teresa Perdigão com a medalha municipal de mérito cultural. A medalha de mérito saúde será entregue ao médico Manuel Barros e a de mérito educativo às professoras Cândida Calado e Margarida Soeiro. O administrador da Gazeta das Caldas, Fernando Xavier, receberá a medalha municipal de mérito cívico.
Serão ainda atribuídas medalhas a título póstumo a Paulo Vasques (mérito educativo) e José Martins de Carvalho (mérito científico).
A Banda Comércio e Indústria, que este ano assinala 75 anos, a Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos, que celebra 50 anos, o Caldas Rubgy Club e o Núcleo do Sporting, ambos a assinalar 25 anos, irão ser distinguidos com a medalha municipal de dedicação pública.
O programa dos festejos do Dia da Cidade ainda não está fechado, mas além da cerimónia de homenagem à Rainha, vão decorrer diversas iniciativas durante o mês de maio, como a inauguração de duas estruturas criadas no Parque das Águas Santas. ■






























