Igreja de Nossa Senhora do Pópulo reabre a 15 de maio

0
1174
A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, de finais do século XV, foi alvo de obras de requalificação no valor de 500 mil euros

Incluídos nos festejos do Dia da Cidade estão também dois concertos e a tradicional cerimónia de entrega de medalhas

Com a empreitada de recuperação já concluída e atualmente aberta ao público apenas para a celebração da eucaristia dominical, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo reabrirá portas, oficialmente, a 15 de maio. Integrada nas festas da Cidade, a reabertura incluirá a celebração de uma missa solene e um momento cultural, numa parceria entre o Centro Hospitalar do Oeste e a Câmara das Caldas da Rainha. No âmbito das comemorações da reabertura da Igreja, será inaugurada uma exposição no Museu do Hospital e das Caldas sobre a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, num trabalho em parceria com a ESAD e o Agrupamento de Escolas Raúl Proença.
Também integrados nas Festas da Cidade estão os dois concertos que irão decorrer na Praça 25 de Abril, nas noites de 13 e 14 de maio. No sábado subirá ao palco, montado frente à Câmara Municipal, a Banda Comércio e Indústria acompanhada pelas cantoras Júlia Valentim e Sofia Escobar. Na véspera do feriado municipal o espetáculo terá, na primeira parte a participação de uma banda caldense, seguido dos HMB.
No Dia da Cidade serão homenageadas 19 instituições e personalidades do concelho. A medalha de honra do município será entregue à empresa Thomaz dos Santos, que este ano assinala o seu centésimo aniversário. Os ex-autarcas Jorge Varela, Rui Jacinto e António Colaço, assim como o presidente da A.F. Leiria, Manuel Nunes, receberão a medalha municipal de mérito cívico e associativo. Luís Noivo, presidente da comissão administrativa da Associação de Dadores Benévolos de Sangue das Caldas da Rainha, será agraciado com a medalha municipal de mérito humanitário e a antropóloga Teresa Perdigão com a medalha municipal de mérito cultural. A medalha de mérito saúde será entregue ao médico Manuel Barros e a de mérito educativo às professoras Cândida Calado e Margarida Soeiro. O administrador da Gazeta das Caldas, Fernando Xavier, receberá a medalha municipal de mérito cívico.
Serão ainda atribuídas medalhas a título póstumo a Paulo Vasques (mérito educativo) e José Martins de Carvalho (mérito científico).
A Banda Comércio e Indústria, que este ano assinala 75 anos, a Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos, que celebra 50 anos, o Caldas Rubgy Club e o Núcleo do Sporting, ambos a assinalar 25 anos, irão ser distinguidos com a medalha municipal de dedicação pública.
O programa dos festejos do Dia da Cidade ainda não está fechado, mas além da cerimónia de homenagem à Rainha, vão decorrer diversas iniciativas durante o mês de maio, como a inauguração de duas estruturas criadas no Parque das Águas Santas. ■

- publicidade -