“O Rock não tem idade” dá nome ao calendário criado pela associação “O Socorro” Gaeirense, onde 12 idosos se apresentam como estrelas musicais dos anos 80, acompanhados dos seus fãs. A iniciativa, além de promover o encontro intergeracional, tem um carácter solidário, revertendo os fundos para a aquisição de uma viatura para pessoas com mobilidade reduzida.
Aos 96 anos Herculana Cosme “veste” a pele da estrela de rock, Amy Winehouse. Ela é a participante mais idosa do projecto que reuniu utentes do Centro de Convívio “Melhor Idade” das Gaeiras com crianças e jovens ligados a esta localidade. A ideia, da associação “O Socorro” Gaeirense, passa por enaltecer a figura da pessoa idosa junto da população mais jovem.
O calendário é composto por 12 fotografias destinadas a um calendário, da autoria de Suzana Valério. Cada uma retrata um cantor da geração do Rock, acompanhado pelos seus fãs, podendo encontrar-se nas suas páginas Cindy Louper, Boy George, Cher, Tina Turner, Tim, Bob Marley, Madonna, Michael Jackson, Prince e Slash.
O projecto, idealizado pela animadora do centro de convívio Ana Carvalho, começou em Janeiro, em parceria com o atelier criativo Josefa de Óbidos. Foram inicialmente criadas algumas dinâmicas de grupo e realizadas pinturas criativas, de onde resultou um painel de grandes dimensões.
Depois foram captadas as imagens, que no passado domingo (18 de Dezembro) foram expostas, juntamente com a apresentação do calendário na sede da Junta de Freguesia das Gaeiras. O calendário está à venda por cinco euros, naquele espaço e no Centro de Dia e tem um carácter solidário, revertendo os lucros para a aquisição de uma carrinha para transporte de pessoas com mobilidade reduzida.
O presidente do “Socorro” Gaeirense, Luís do Coito, destacou que a associação tem dinamizado várias acções com o objectivo de tirar os seniores de casa. Proporcionam-lhes aulas de ginástica, a ida às piscinas e diversas actividades no centro de convívio.
O primeiro calendário do centro foi realizado no ano passado, com o título “Sorrir não tem idade”.































