Marchas populares, sardinhas assadas e muita animação. Estes os ingredientes que ditaram o sucesso de mais uma Festa dos Santos Populares que reuniu cerca de mil idosos na Expoeste, na tarde de S. João (24 de Junho).
O evento que começou por se realizar em 2000 com a criação do Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa, tem vindo a afirmar-se como um dos mais participados pelos seniores. Este ano houve 11 instituições a integrar o desfile, assim como o Clube Sénior, que não pertence ao grupo concelhio. Também a Universidade Sénior das Caldas marcou presença, com um stand onde divulgou as suas actividades.
Houve ainda uma quermesse, em que o valor angariado reverte para a aquisição de uma cadeira de rodas, que depois é sorteada entre as várias instituições.
Após o desfile das marchas populares, os idosos participaram na já habitual sardinhada. O peixe, bebidas, pão e transporte é assegurado pela autarquia, enquanto que o caldo verde e o arroz doce é dado pelas instituições de solidariedade social. As juntas pagam à pessoa responsável por assar as sardinhas.
A associação “Viagem de Volta”, de tratamento e integração de toxicodependentes, também ajudou na preparação da festa. A vereadora Maria da Conceição Pereira destaca o trabalho que esta entidade tem desenvolvido em vários eventos organizados pela autarquia, destacando o seu “empenhamento e vontade” .
Este ano participaram na festa o Centro Social Paroquial das Caldas da Rainha, Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, Centro Social Paroquial de Santa Catarina, Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos, Centro Social e Paroquial Nª Sra da Piedade dos Vidais, Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha, Centro Social Paroquial Nª Srª das Mercês (Carvalhal Benfeito), Associação Social e Cultural Paradense, Fonte Santa– Centro Social da Serra do Bouro, Centro de Apoio Social do Nadadouro, Casa do Povo de A-dos-Francos e Clube Sénior. F.F.
- publicidade -






























