Vídeos a 360º conjugados com experiência sensorial permitiu a seis pessoas institucionalizadas “saírem” de portas
Isabel Coito dos Santos, de 87 anos, “voltou”, duas décadas depois, à praia da Foz do Arelho, na tarde de 23 de julho. Atualmente em cadeira de rodas, a utente da resposta social ERPI, no Centro Social Paroquial das Caldas da Rainha, viveu a experiência graças aos óculos de realidade virtual a 360 graus e ao trabalho de três técnicas da Academia dos Sonhos. Um recipiente com areia, onde colocou os pés, deu-lhe a sensação de estar no areal, o abanar de um leque lembrou o vento e um borrifador a maresia. Não faltou o protetor, colocado cuidadosamente no rosto e nos braços pelas terapeutas que foram explorando as suas memórias felizes de quando ia à praia, primeiro com os pais, numa carroça, e depois com o marido e os netos. Esta octogenária foi uma dos três utentes desta instituição a viver uma experiência, juntamente com outros três do Lar do Montepio. A iniciativa do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) caldense possibilitou que idosos com mobilidade reduzida, limitados a um quarto ou aos corredores da instituição, pudessem recordar vivências que lhes estimulem o gosto pela vida e alcançar sonhos.
Além da praia, uma visita ao Santuário de Fátima e a participação em bailes populares, foram as experiências escolhidas pelos utentes. Foi o caso de José Francisco, de 100 anos, que se encontra acamado no Montepio. Durante a sessão, partilhou que, apesar de não ser “muito religioso” batizou os filhos e que tem o desgosto de não ser batizado. De imediato o NRDC e a Academia dos Sonhos se disponibilizaram a concretizar mais este sonho, que deverá ser em breve e em A-dos-Francos, a pedido do próprio.
“Queremos demonstrar que não há idades ou barreiras para viver sonhos e para nos sentirmos vivos”, salientou Ana Pinto Machado, presidente do NRDC. Para a concretização desta iniciativa o núcleo angariou fundos através de uma visita guiada por José Ramalho à Rota Bordaliana, seguida de um almoço.
A Academia dos Sonhos é um projeto do Centro Social e Paroquial de Pousos (Leiria), que vai à procura dos sonhos das pessoas institucionalizadas. Disponibiliza 50 experiências em realidade virtual, que são acompanhadas por terapeutas, que a complementam como uma experiência sensorial, através de acessórios e trabalhando as suas boas memórias ao longo da vida.































