Identificado surto de moscas em Óbidos

0
522

Origem numa exploração avícola na zona mais a Oeste do concelho tem gerado queixas. Está já prevista a desinfestação do local

Um surto anormal de moscas tem gerado preocupações e queixas no concelho de Óbidos. O presidente da Câmara, Filipe Daniel, revelou na última Assembleia Municipal, no dia 28 de junho, que o surto está identificado pelo veterinário municipal e tem origem numa exploração avícola na zona mais a Oeste do concelho.
“O proprietário e as autoridades já foram notificadas, a delegada de saúde já visitou o local”, revelou o autarca, recordando que Óbidos já passou “por más experiências no passado” e garantindo que haverá uma desinfestação.
A ocupação do espaço público na Rua Direita também esteve na ordem do dia. Respondendo às queixas de uma moradora, o autarca mostrou-se “preocupado com a ocupação do espaço público” e explicou que, com a pandemia, houve um desanuviar das medidas, mas com a normalização dos fluxos já foi pedido à fiscalização que faça cumprir os regulamentos. Por outro lado, estão a ser preparadas melhorias aos regulamentos existentes, como também é o caso do regulamento do trânsito no interior das muralhas. Questionado pela bancada do PS, Filipe Daniel salientou que pretende “resolver esse problema de uma vez por todas”. O objetivo do executivo municipal é que entrem apenas as viaturas de segurança pública, de emergência médica e pessoas com mobilidade reduzida no interior das muralhas. “Mas para isso é preciso ter uma solução”, realçou, notando que essa deverá passar pela construção de um edifício nas traseiras da nova pastelaria Arcos.
A geminação com o município de Conceição de Mato Dentro (no Brasil) foi aprovada com 15 votos a favor, 11 abstenções e um voto contra. Questionado pelo PCP e pelo PS sobre as mais-valias para a população desta geminação, Filipe Daniel explicou que o projeto inclui iniciativas ligadas à educação, ao desporto, à cultura e também à área social. ■

- publicidade -