Iberwind tem projeto para central solar no Landal

0
774

Iniciou-se na passada terça-feira, no portal participa.pt, a consulta pública para a implementação de uma central solar fotovoltaica em Santa Susana. O projeto, a cabo da Iberwind II, consiste na hibridização do Parque Eólico da Serra de Cadeeiros e prevê a instalação de cerca de 60 mil módulos solares para produzir cerca de 60 Gwh por ano de energia elétrica.

Segundo a proposta de definição de âmbito disponível no processo de consulta pública, a Central Solar Fotovoltaica de Santa Susana ficará localizada entre o Landal, Casais de Aramenha, Santa Susana, Casais de Paraventa e A-dos-Francos, nas imediações do Parque Eólico da Serra de Candeeiros, e o objetivo da empresa é construir uma solução híbrida de produção de energia, juntando a energia solar fotovoltaica à eólica já existente.

Segundo o projeto, a central solar terá uma potência instalada de 36,71 MWp será instalada em terrenos com uma área total de 103 hectares, terá uma implantação de 59,1 hectares e a área ocupada pelos equipamentos será de 19 hectares. Será ainda construída uma linha elétrica, com cerca de 5 km, que fará a ligação do centro produtor à linha elétrica do Parque Eólico da Serra de Candeeiros.

- publicidade -

A central será composta por 58.743 módulos fotovoltaicos agrupados em diversas ilhas, terá ainda posto de transformação, instalação elétrica de baixa e media tensão, posto de corte e seccionamento, acessos e vedação.

“Os módulos fotovoltaicos serão implantados de forma a ficar orientados a sul com uma inclinação aproximada de 30º, apoiados sobre uma estrutura de suporte em aço galvanizado, projetada de acordo com as normas em vigor”, pode ler-se no documento. As estruturas fotovoltaicas serão fixas, acompanhando a morfologia do terreno, e estarão divididas por mesas fundadas por intermédio de estacas cravadas diretamente no solo, ou, quando não for possível a sua cravação direta no solo, com recurso a pré-furo, a fim de restringir ao máximo o uso de betão.

A infraestrutura terá seis Postos de Transformação e 112 inversores, para converter a corrente contínua em corrente alterna. Para elevar a tensão de baixa para média tensão, no nível de 30 kV, está prevista a instalação de seis transformadores.

Segundo o documento disponibilizado no portal Participa, o Parque Eólico da Serra de Candeeiros é composto por 42 aerogeradores, tem uma produção média de aproximadamente 321 GWh, estimando a empresa atingir os 382 GWh com a hibridização da produção de energia. Este incremento da produção contribui “para a concretização dos objetivos assumidos pelo Estado Português na transição energética”, assim como “para a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa, nomeadamente de CO2, mas também outros poluentes associados às energias não renováveis, bem como na diminuição do consumo de combustíveis fósseis”.

A consulta pública decorre até ao dia 7 de abril.

- publicidade -