Hospital de Alcobaça vai ter primeira unidade de cuidados paliativos do distrito

0
753

Vai ser instalada no Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, a primeira unidade de internamento de cuidados paliativos do distrito de Leiria.
O anúncio foi feito pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL), do qual aquele hospital faz parte depois de se desvincular do Centro Hospitalar Oeste Norte (que deu lugar ao CHO).
Segundo Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, esta unidade está em fase de estudo, cabendo ao centro hospitalar apresentar uma proposta funcional e de desenvolvimento à tutela para se avançar depois com a sua concretização.
O responsável destaca a grande importância desta decisão “que responde a uma grande aposta deste centro hospitalar, que fez um trabalho exaustivo e defendeu a proposta junto da tutela alertando para a sua efectiva necessidade”.
Helder Roque salienta que o distrito de Leiria não dispõe actualmente de qualquer cama de internamento no âmbito dos cuidados paliativos, embora exista um elevado índice de envelhecimento da região (o segundo mais alto a nível nacional, a seguir ao Alentejo) e isso se reflicta no consequente aumento da prevalência de doenças crónicas.
A unidade de cuidados paliativos irá proporcionar aos utentes com doença prolongada, incurável e progressiva, com prognóstico de vida limitada, a prestação de cuidados de saúde “com a máxima qualidade, num ambiente confortável e tranquilo, e adaptado às necessidades dos doentes e suas famílias”.
De acordo com o presidente do CHL, será “um espaço diferenciado, garantindo todas as comodidades aos doentes em fase avançada da doença, melhorando a sua qualidade de vida e aliviando o sofrimento, assim como prestando todo o apoio à família”.
A escolha do Hospital de Alcobaça para a criação da nova unidade deve-se a “uma estratégia de dinamização deste hospital, que se pretende próximo das populações e activo no serviço que presta aos utentes”.

 

- publicidade -