Hospital das Caldas tem finalmente um TAC

1
1549

HospitalA partir da próxima semana os doentes do Hospital das Caldas poderão finalmente realizar exames de Imagiologia sem terem que ser transferidos para entidades privadas ou para Lisboa. A entrada em funcionamento do equipamento Tomografia Axial Computadorizada (TAC) vai permitir que estes exames sejam feitos nas Caldas da Rainha, cujo serviço de Imagiologia conta agora com dois novos ecógrafos e um mamógrafo digital.

O presidente do Centro Hospitalar do Oeste, Carlos Sá, estima que esta unidade de saúde irá poupar meio milhão de euros por ano, tendo em conta que em 2012 foram gastos 740 mil euros em TACs e ecografias subcontratados no exterior, para além dos 200 mil euros em transporte dos doentes.

- publicidade -

O investimento, de 1,2 milhões de euros, foi comparticipado pelo Quadro de Referência Nacional em 85%. A maior parte desse montante foi gasta na aquisição dos equipamentos, mas foram ainda necessárias obras de adaptação do hospital no valor de 160 mil euros. Todo o circuito entre as urgências e o serviço de Imagiologia foi alterado de forma a facilitar o seu acesso aos doentes.

Os novos equipamentos vão agora começar a ser utilizados “de uma forma gradual” até ao máximo da capacidade de resposta. Primeiro vão dar resposta às necessidades internas, das urgências e consultas no hospital, mas no futuro está a ser ponderada a possibilidade de outros doentes terem acesso a esses exames, nomeadamente oriundos dos centros de saúde. “Estamos a negociar isso com a ARS e o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte”, revelou o presidente do CHO.

A tecnologia de ponta destes equipamentos permitirá que os exames, digitais, estejam integrados num sistema de arquivo e partilha de imagens (PACS) disponível em todas as unidades do CHO. Na prática um exame realizado nas Caldas poderá ser observado em Torres Vedras, por exemplo.

Antes da nomeação de Carlos Sá para a presidência do então Centro Hospitalar Oeste Norte nenhuma administração tinha avançado com um processo de aquisição de um TAC. Durante o dia, o Hospital das Caldas recorria aos serviços da Cedima, empresa privada que actualmente funciona no interior do Montepio, e à noite os doentes que necessitavam desses exames eram transferidos para Lisboa.

Os equipamentos foram adquiridos no início de 2012, mas devido a um atraso na autorização por parte do Ministério da Saúde para as obras necessárias à sua instalação, só agora serão postos ao serviço dos utentes. Segundo Carlos Paixão, técnico coordenador do Serviço de Imagiologia, o TAC foi fabricado há menos de um mês e veio directamente para o Hospital das Caldas.

Gazeta das Caldas soube que quando a empresa instalou o TAC detectou uma avaria, mas segundo Carlos Sá isso é “normal” acontecer e o problema terá sido logo resolvido.

Carlos Sá também negou que o ar condicionado instalado de propósito na sala do TAC tenha a ver com os problemas com o sistema geral do Hospital, que será substituído ainda em Maio. P.A.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Finalmente a TAC…
    Quem nunca teve de fazer uma viagem em ambulância a Lisboa para fazer uma TAC ao fim de semana, nem calculará o que representa para o doente, mesmo que só por comodidade…a possibilidade de fazer no próprio Hospital das Caldas esses exames…
    Congratulo-me com esta realidade…