Três bairros da cidade vão ter hortas à porta, numa iniciativa de Filipa Silva e da Câmara
Há três bairros das Caldas da Rainha onde vão ser criados pequenos espaços de horta. Canteiros com espécies hortícolas, aromáticas e comestíveis vão surgir no Bairro Azul, na Avenida 1º de Maio e também no Avenal, numa iniciativa de cariz comunitário.
A Gazeta das Caldas assistiu à apresentação do projeto no Bairro Azul, na passada sexta-feira, com a responsável, Filipa Silva, a apresentar a ideia e a procurar perceber qual o dia que os moradores preferem para auxiliarem no cuidado dos seus canteiros urbanos. Este é um projeto no qual os cidadãos têm uma palavra a dizer na criação dos espaços verdes das zonas onde moram.
Naquele bairro em concreto, a coordenadora do projeto conta com o apoio da Associação dos Amigos do Bairro Azul (AMA), que determinou que será aos sábados que se cuidarão dos canteiros das espécies. Por seu lado, na Avenida, “serão colocados canteiros feitos em madeira com as espécies com 2,25 metros”, explicou Filipa Silva, 30 anos, engenheira agronómica que se inspirou em projetos congéneres que existem em Inglaterra, Alemanha ou na Austrália.
Esta é, também, uma oportunidade para os moradores mais novos “verem crescer algumas espécies”, acrescentou a caldense, que tem identificado moradores interessados em colaborar nesta ideia. “Será também um motivo para promover o convívio entre vizinhos”, frisou. Poderão ser plantados tomates, alfaces, rabanetes, ervas aromáticas e de infusão. Segundo Filipa Silva a horta do Bairro Azul, vai ser plantada no sábado, 29 de maio, a partir das 10h00. No dia 30 de maio, à mesma hora, será a do Avenal e, a 5 de junho, na Avenida 1º de Maio.






























