Homenagens nos 419 anos de A-dos-Negros

0
805
O executivo com os homenageados este ano no aniversário da freguesia

Junta distinguiu ex-autarca e jovem acordeonista pelo contributo no desenvolvimento e promoção da freguesia

O dia 3 de julho foi de festa na freguesia de A-dos-Negros, que assinalou o 419º aniversário. A data foi comemorada com uma homenagem a Guilherme Ferreira, finalista do concurso da RTP “Acordeão d’Ouro”, que decorreu no início do ano. O jovem, de 14 anos e residente na Sancheira Pequena, começou por integrar o Rancho Folclórico e Etnográfico Estrelas do Arnóia. Tinha 4 anos e foi incentivado pelo avô, tendo aprendido a tocar concertina três anos mais tarde, na Escola de Concertinas da Gracieira. Atualmente frequenta o Grupo de Concertinas de Óbidos e quer continuar a dedicar-se a este instrumento, como passatempo, enquanto prossegue os estudos.
Na cerimónia, que decorreu na sede da Junta de Freguesia, foi também homenageado o ex-presidente da Câmara, Humberto Marques, pelo “serviço prestado à freguesia e ao concelho”, destacou Heitor Conceição. O presidente da Junta lembrou o bom entendimento que existiu com a Câmara e que espera que continue, disse, dirigindo-se ao atual chefe do executivo municipal. Filipe Daniel respondeu com o anúncio de um “projeto para o concelho, mas que estará bem implementado na freguesia de A-dos-Negros”, no qual ainda estão a trabalhar. Com uma vista privilegiada para o espelho de água da barragem, o autarca realçou a importância deste bem essencial, lembrando a determinação do seu antecessor na concretização daquela infraestrutura.
Por seu lado, Humberto Marques, que saiu da Câmara em outubro, após dois mandatos como presidente e outros dois como vereador, lembrou que passou por dois momentos marcantes: a crise económica e a pandemia. Esta última foi “a gota de água na minha decisão em não me recandidatar, pois percecionei que havia pessoas mais capazes para o fazer”, manifestando a sua confiança no trabalho do seu sucessor. Humberto Marques lembrou que “nada na Câmara é trabalho de um homem só”, dedicando a homenagem a todos os que com ele colaboraram, desde a vereação aos funcionários.
Também presente na cerimónia, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Jorge, referiu-se ao homenageado como a pessoa que ficará ligada a um conjunto de obras, fruto do aproveitamento dos fundos comunitários e “um acérrimo defensor do concelho”. Já Guilherme Ferreira representa a “nova face do concelho, com muito talento e capacidade de fazer coisas novas”, concretizou.
A cerimónia terminou ao som da Escola de Concertinas da Gracieira, finalizada com a atuação de Guilherme Ferreira. Durante a manhã foi inaugurada uma zona de lazer na Gracieira, que contempla equipamentos de fitness. ■

- publicidade -