A apresentação de dois projetos, um de explicações para crianças com carências económicas e as “Paragens de Autor”, também integrou o aniversário.
Três colaboradores da Junta das Gaeiras foram condecorados com a medalha de bons serviços na cerimónia de aniversário da freguesia, que distinguiu também, com a medalha de honra, a associação “O Socorro Gaeirense”, instituição que assinalou o seu centésimo aniversário.
Aquela associação, que nasceu nos alvores do século passado com o objetivo de ajudar os mais desfavorecidos, sobretudo no apoio logístico e financeiro aos familiares dos sócios falecidos, continua a sua atividade, prestando apoio aos idosos e à infância. O presidente da Direção, Luís do Coito, lembrou a “visão à frente do seu tempo” dos fundadores e que depois foi acompanhada pelas direções seguintes, permitindo ao Socorro acompanhar as necessidades sociais de cada momento, até à atualidade.
“A associação presta apoio a mais de 120 famílias e emprega 21 funcionários, já tem alguma responsabilidade social”, disse o responsável, acrescentando que o desafio que os move é a construção de um lar para seniores.
Já foram feitas três candidaturas, sem êxito, mas Luís do Coito garante que não irão desistir. Contam com um apoio de 580 mil euros da Câmara de Óbidos para um equipamento que rondará os 1,2 milhões de euros e que será construído na vila, num terreno cedido por um gaeirense.
Também o presidente da junta, Ricardo Duque, se referiu à construção do lar como a infraestrutura social mais necessitada. Para além disso, o autarca deu nota de dois investimentos que considera estratégicos para este mandato, a necessidade de criação de locais de estacionamento na vila e também de um parque verde. A estes juntam-se o Convento de S. Miguel, que há algum tempo a junta reclamava uma intervenção por parte da Câmara, e que está agora para aprovação na Comunidade Intermunicipal a sua aquisição. De acordo com o edil Filipe Daniel, a compra, no valor de 1,1 milhões de euros, deverá ser decidida no próximo mês de dezembro e, a concretizar-se, o pagamento será diluído em 10 anos. O autarca comprometeu-se também a ajudar a junta a resolver o problema da falta de estacionamento e avançou com duas possibilidades para a criação do parque verde, o local da antiga lixeira no Casal do Codorno, ou nas Caxinas, num terreno de nove hectares atualmente abandonado.
Filipe Daniel falou ainda do projeto que a autarquia quer implementar, em conjunto com a ESAD.CR, de intervenção artística em três rotundas do concelho.
Novos projetos
O projeto “Explic(A)ção” pretende apoiar no desenvolvimento educativo, humano, social e cultural de famílias com maiores dificuldades socioeconómicas desta freguesia. Concretiza-se na disponibilização de explicações gratuítas e na oferta de experiências desportivas, ambientais, culturais e socais. O objetivo é, de acordo com a junta de freguesia, que este projeto seja executado de forma gratuita, com base num Banco Local de Voluntários de profissionais residentes nas Gaeiras. Integrada nas comemorações do aniversário da freguesia, e no FOLIO, esteve também a apresentação pública do projeto “Paragens de Autor”, que tem por objetivo dar às paragens de autocarro uma perspetiva cultural e comunitária. A primeira intervenção, responsabilidade da dupla DAFLA, está situada junto ao Largo de S. Marcos e trata-se de um mural comemorativo dos 100 anos de José Saramago.
A Junta pretende desenvolver uma rede de “Paragens de Autor” onde, gradualmente, a cada paragem de autocarro será atribuído o nome de um escritor e os utilizadores encontrarão uma representação artística e uma estante personalizada com as principais obras do Nobel. Está ainda prevista a disponibilização de Qr-Code de acesso a um audiobook.
Passeio pedestre na vila
A16 de outubro irá decorrer o 11º passeio pedestre da vila das Gaeiras, organizado pelo “O Socorro Gaeirense”. Com um custo de 10 euros (com almoço). as incrições podem feitas até 13 de outubro, na Junta das Gaeiras (262958671) e na Associação (262950693 ou socorrogaeirense@gmail.com).































