Na tarde de domingo, 12 de Julho, prestou-se uma homenagem a João Paulo Francisco, conhecido como o “Viking” e que foi durante largos anos nadador-salvador na Foz do Arelho e, posteriormente, no Baleal.
A homenagem partiu de um conjunto de amigos, de surfistas e de profissionais que trabalharam com ele.
A despedida juntou cerca de 30 pessoas no mar e mais de uma centena na areia. “Esta homenagem deve-se ao facto não só de ele ser um nadador-salvador de reconhecido mérito, mas pela sua grandiosidade, coração e forma de estar na vida”, fez notar Filipe Vieira, um dos participantes na iniciativa.
“O João Paulo era uma pessoa notável pela sua forma cordial, pela proximidade às pessoas e pela facilidade com que se criava empatia”, descreveu Filipe Vieira, que é também um dos responsáveis da associação de nadadores-salvadores Oeste Rescue.
Os participantes levaram coroas de flores nas pranchas e fizeram um círculo na água, além de simbolizarem um último salvamento, com os três apitos longos que sinalizam o início do salvamento. “Foi um último salvamento que fizemos, à sua alma”.
A presidente da Junta do Nadadouro, Alice Gesteiro, recordou “um rapaz humilde, sempre, mas um homem cheio de força e de vontade”. Segundo a autarca, era alguém que “dominava as ondas desta praia e sempre que havia necessidade de salvar alguém, quando mais ninguém ia, o João Paulo estava lá”.
Alice Gesteiro fez notar que não só as pessoas desta região, mas também aqueles que passavam aqui as férias recordam-se deste “grande nadador-salvador, que salvou muitas vidas”.
Nesta despedida esteve também o presidente da Junta da Foz do Arelho, Fernando Sousa e o presidente da Câmara das Caldas, Fernando Tinta Ferreira.
João Paulo faleceu aos 52 anos, no dia mundial do salvamento. Perdeu a vida na sequência de uma queda, num acidente de trabalho, em Luanda (Angola).
Homenagem ao Viking da Foz com coroa de flores no mar
- publicidade -































