Homem de 49 anos detido nas Caldas devido a incêndio florestal

0
344

Um homem de 49 anos foi detido em flagrante pela GNR, na passada segunda-feira, por incêndio florestal no concelho de Caldas da Rainha.

Segundo as autoridades, o fogo teve origem numa queima de sobrantes autorizada que se descontrolou devido à falta de medidas de segurança adequadas.

O incêndio consumiu uma área de mato rasteiro e pinhal de 500 metros quadrados. Após o alerta, os militares da GNR deslocaram-se ao local, tendo o detido sido constituído arguido.

- publicidade -

Os Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha e de Óbidos prestaram apoio na ocorrência.

No mesmo dia, foi também detido em Peniche, em flagrante, um homem de 82 anos por incêndio florestal, na freguesia de Ferrel, no concelho de Peniche.

Na sequência de um alerta a dar conta de um foco de incêndio, os militares da GNR deslocaram-se rapidamente para o local, tendo apurado que na sua origem esteve uma queima não autorizada, numa exploração agrícola, que se descontrolou devido às condições climatéricas e consumiu 60 m2 de diversa vegetação circundante.

O autor da queima foi detido e constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Peniche.

Esta ação contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Peniche.

A GNR aproveitou para reforçar que as queimas e queimadas são uma das principais causas de incêndios em Portugal. A realização destas atividades é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural “muito elevado” ou “máximo”, estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos. As autoridades apelam ainda para que se sigam as regras de segurança para evitar acidentes, incluindo estar sempre acompanhado e levar consigo o telemóvel.

- publicidade -