Holandês preside ao Rotary Club das Caldas

0
653

Jos Schulze é o novo presidente do Rotary Club das Caldas da Rainha, sucedendo a Isabel Puga, a primeira mulher a ocupar o mais alto cargo deste clube, que comemora em Abril 60 anos de existência. Natural da Holanda e a residir em S. Martinho do Porto há 11 anos, o empresário ingressou no clube caldense há sete anos, tornando-se o seu primeiro presidente estrangeiro.
Entre os seus objectivos estão o aumento do quadro social do clube e a promoção de mais reuniões entre rotários. Jos Schulze está também a preparar as comemorações dom 60º aniversário do clube.
Na cerimónia de tomada de posse, que decorreu no passado dia 25 de Junho no restaurante “A Lareira”, Jos Schulze contou com a presença de amigos locais e do seu pais de origem. Entre os 56 presentes, 22 eram holandeses e um casal veio propositadamente para o evento. “Fizeram 5000 quilómetros para estar presentes nesta cerimónia”, agradeceu emocionado o novo presidente do clube caldense.
Jos Schulze referiu-se com tristeza à perda recente de Rogério Caiado, o “companheiro rotário com a história mais longa em Portugal”.
Isabel Puga destacou na sua intervenção de despedida que esta foi uma “boa experiência”. Em jeito de prestação de contas, informou que ofereceram 24 prémios escolares e duas bolsas a alunos das escolas das Caldas e de Óbidos.
O clube caldense angariou também, no prazo de um mês, junto da comunidade local mais de 6000 euros para adquirir uma cadeira de rodas especial destinada a uma jovem de 18 anos, portadora de encefalopatia congénita.
Durante o ano passado foi homenageado o juiz Carlos Querido como Profissional do Ano, realizadas diversas palestras, três recolhas de sangue e um passeio aberto à comunidade.
Isabel Puga lembrou ainda que os rotários caldenses enviaram cerca de 2000 euros para o Rotary Internacional a fim de ajudar à erradicação da poliomielite.
Entre os participantes na cerimónia estiveram elementos de vários clubes rotários, como Peniche, Setúbal e Almeirim. A autarquia esteve representada pelo vereador Tinta Ferreira, que destacou a entrega de prémios escolares aos melhores alunos e justificou que a Câmara das Caldas não participa na iniciativa porque já atribui bolsas de estudo.
O vereador com o pelouro da Educação fez notar que as Caldas tem tido “excelentes resultados” nesta área, como é demonstrado pelos rankings das escolas. “Este município situa-se em 9º lugar, ao nível do secundário, entre os 308 existentes no país”, disse, acrescentando que os resultados escolares são um dos parâmetros que as famílias têm em conta quando querem escolher um local para viver.
A governadora assistente do distrito rotário a que pertence o clube caldense, Alzira Henriques, destacou o trabalho feito por este clube, especialmente os montantes angariados para a aquisição da cadeira de rodas e para combate à poliomielite.

Órgãos Sociais 2012/2013
Presidente – Jos Schulze
Past–presidente – Isabel Puga
Vice presidente – Francisco Barata
Secretário e presidente eleito – João Girão
Tesoureiro – Carlos Monteiro
Protocolo – Carlos Lopes
Quadro Social – Francisco Barata e Alexandre Puga
Prestação de Serviços – Carlos Sequeira, Carlos Monteiro, Orlando Flores, Mário de Carvalho e Nuno Ribeiro
Fundação Rotária – Carlos Sequeira e João Girão
Relações Públicas – Alexandre Puga, Isabel Puga e Mário Freitas
Administração do clube- Jaime Neves

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -